1º Simpósio Internacional de Odontologia Digital de Araraquara, realizado na Uniara, aborda tecnologias relacionadas a tratamentos na área
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
1º Simpósio Internacional de Odontologia Digital de Araraquara, realizado na Uniara, aborda tecnologias relacionadas a tratamentos na área
| IDNews | Assessoria de Imprensa Uniara|
Evento foi promovido pelo PPG em Ciências Odontológicas nesta segunda, dia 26, na unidade IV da universidade
IDN/Interior/Araraquara
No “1º Simpósio Internacional de Odontologia Digital de Araraquara”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação – PPG em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, foram abordadas novas tecnologias relacionadas aos tratamentos na área. O evento foi realizado nesta segunda-feira, dia 26 de agosto, na unidade IV da instituição.
O coordenador do PPG, Rogério Margonar, iniciou as atividades com a palestra “Odontologia Digital ao alcance de todos”. “Muitas vezes fala-se no assunto, e existe a sensação de que tudo é de alto custo. Realmente, algumas coisas são, porém, nem todas. O estudante que está se formando ou o dentista que tem seu consultório podem, por exemplo, fazer uso de imagens 2D de aparelhos celulares, que atualmente têm uma resolução muito boa, e utilizar isso no PowerPoint, onde é possível fazer os planejamentos e mostrar a comunicação com o paciente e com o laboratório de prótese”, explica o docente.
Ele também mostrou resoluções mais complexas, “como equipamentos de escaneamento oral, onde foi feito um guia cirúrgico no próprio ambiente de trabalho”. “No caso, o custo é um pouco maior, no entanto, é muito democrático, ou seja, podemos trabalhar de várias formas, inclusive com empresas parceiras”, diz.
A speaker da empresa dOne 3D, especializada em Odontologia Digital, Natércia Soriani, foi a segunda palestrante, com o tema “Simplificando o Workflow em Odontologia Digital”. “Abordei a iniciação em odontologia digital e a aquisição de imagens digitais para que sejam feitos os planejamentos virtuais, que substituem o trabalho manual do técnico de laboratório por meio de softwares, que podem ser gratuitos ou pagos. Depois é feito o processamento desses dados, que seria a impressão 3D ou as peças prontas”, detalha a convidada.
Os tipos de impressão também fizeram parte de sua explanação. “Podem ser de filamento em pró-ortodontia e do tipo DLP, em resina – próteses provisórias e outros trabalhos, como os de obtenção de modelos, e os calcináveis, para serem injetados em porcelanas ou metais, posteriormente”, destaca.
A “Odontologia Digital na Reabilitação Oral” foi o tema da palestra ministrada pelo professor e pesquisador da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, Gustavo Mendonça. “A ideia foi falar sobre impressão 3D em odontologia e o que tem sido feito na área de restauração de dentes, além de comentar sobre como é feita a parte de ortodontia e mostrar as inovações e o que temos produzido na Universidade de Michigan”, conta o docente.
Ele ressalta que, “hoje em dia, há possibilidade de se imprimir as próteses, ainda em caráter provisório – por não durarem muito tempo -, o que possibilita fazer um tratamento quase imediato no paciente, no caso de um dente quebrado, por exemplo, quando é possível imprimir uma prótese provisória ou total, que pode ser usada durante seis meses a um ano, até ser feita uma definitiva”. “Depois que se passa pela fase do custo para a aquisição do equipamento, que é um pouco caro, a parte de produção é bastante compensatória”, afirma.
Margonar finaliza mencionando que o “1º Simpósio Internacional de Odontologia Digital de Araraquara” “foi uma oportunidade de os alunos de graduação e de pós-graduação em Odontologia viverem este momento no qual está sendo criada a disciplina voltada à odontologia digital, para a graduação, além de o evento beneficiar todos, visto que foi aberto ao público – não somente aos cirurgiões-dentistas de Araraquara, mas de toda a região e do Brasil”.
Informações sobre o PPG em Ciências Odontológicas da Uniara