Ações de prevenção às drogas com alunos da rede pública
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Ações de prevenção às drogas com alunos da rede pública
As atividades com os alunos foram oferecidas pelo especialista em Dependência Química, Márcio Servino e a Terapeuta Ocupacional (TO), Maíra Corrêa.
8:30 A2 / Assessoria de Imprensa / Texto:Paula Cardoso | |2018ABR07
“A gente já tinha ouvido falar sobre o problema das drogas, mas não tudo que ela pode causar. Achei muito boa a palestra; daqui pra frente vou prestar mais atenção e ficar bem longe disso”, falou o estudante do 7º ano, Guilherme. Ele esteve entre os quase 600 alunos participantes da terceira etapa do Programa de Capacitação sobre a Prevenção ao Uso de Drogas, realizado na última semana pela Prefeitura Municipal de Novais, através da Seção Municipal de Assistência Social, do CRAS e da Coordenadoria de Ensino.
As atividades com os alunos foram oferecidas pelo especialista em Dependência Química, Márcio Servino e a Terapeuta Ocupacional (TO), Maíra Corrêa. De acordo com a TO, “o trabalho de Prevenção ao uso de Drogas com os alunos do ensino fundamental I, é desenvolvido de forma lúdica e participativa, onde as crianças são membros ativos sobre a discussão da temática abordada”, explicou Maíra. “Lembrando que desenvolvemos as atividades com os alunos de todas as séries, isso porque o abuso de drogas entre jovens tem sido uma das questões que mais afligem a sociedade, por isso, é fundamental esse trabalho.”
Segundo Servino, o enfoque das palestras é a promoção da qualidade de vida e o comprometimento da saúde pelo uso indevido do tabaco, álcool e outras drogas. Propondo assim, ações que priorizam a valorização da vida.
O gestor da Seção de Assistência Social, Weliton Albino, afirma estar satisfeito com a ação, que deve render muitos frutos, na questão da prevenção de álcool e drogas, envolvendo não só os estudantes, mas também profissionais e toda a sociedade.
“As drogas lícitas e ilícitas são o mal da nossa sociedade. Há tantos pais que bebem na frente de seus filhos evidenciando a normalidade, mas, se esquecem de que tem que dar exemplo, e que o álcool é a porta de entrada para outras drogas. É isso que estamos tentando mostrar a toda nossa sociedade. Ainda temos um grande caminho a percorrer, mas, o mais importante é que começamos”, frisou Weliton.
Para o especialista em dependência química, Servino, “a Prefeitura de Novais está fazendo tudo certinho, cumprindo a sua cartilha. Entretanto, é importante lembrar que não cabe somente ao Poder Público lançar campanhas e programas e equipar os profissionais e Centros de Atendimento. A família tem que estar presente e atenta às causas e consequências de uma criança ou adolescente tornar-se um usuário de droga, seja ela lícita ou ilícita”, finalizou. “Isso é educação familiar, também. O diálogo tem que partir, especialmente, dos pais. Já que a escola esta cumprindo o seu papel.”