Educação & Cultura

5ª edição do projeto Ciência na Escola será realizada em novembro

Evento será realizado, dia 05 de novembro, no salão de eventos do Orfanato Renascer

A Universidade de Araraquara – Uniara promove a 5ª edição do projeto “Ciência na Escola”, no dia 5 de novembro, das 8h30 às 12h30, no salão de eventos do Orfanato Renascer (avenida Papa Pio X, 835, Vila Maria Helena, Araraquara). A programação completa pode ser conferida no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2024. Outras  informações estão disponíveis no Instagram –  www.instagram.com/ciencianaescola.uniara.

Os projetos a serem apresentados deverão ser desenvolvidos dentro de uma das cinco áreas de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas e da Saúde; Engenharias e Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes; e Inovação e empreendedorismo.

A docente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia – PPGB da Uniara e uma das organizadoras do Ciência na Escola, Eliane Trovatti, explica que “o projeto é uma parceria da Uniara com instituições públicas e privadas de Araraquara e região, e conta com a participação de estudantes e professores de escolas do ensino fundamental II, médio e técnico”. “Esse é um projeto que escrevemos e enviamos para o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, que é um órgão de fomento federal. Dependendo da qualidade do projeto, eles aprovam a verba para realizar o evento. Este ano chegamos à nossa 5ª edição”, relata.

“O objetivo da feira é socializar a ciência, tecnologia e inovação; valorizar a pesquisa e a metodologia científica entre estudantes e professores de instituições de ensino; ampliar as ações extensionistas da Uniara relacionadas às escolas de ensino fundamental, médio e técnico de Araraquara e região, considerando sua essência vocacional enquanto Instituição de Ensino Superior – IES; capacitar, de forma técnico-científica, professores e alunos de escolas públicas e privadas decorrente das atividades didático-pedagógicas programadas; e divulgar a ciência realizada nas escolas para a população do município e da região. É uma feira de divulgação científica”, completa Eliane.

A docente esclarece que “os projetos deverão ser desenvolvidos em grupos formados por um professor e, no máximo, cinco alunos, não havendo limites de número de projetos por escola na etapa de manifestação de interesse”. “Após a manifestação de interesse, considerando o número de projetos propostos, poderá haver uma seleção dos projetos para participação. A seleção será realizada pela Comissão Científica da Uniara”, afirma.

“A premiação contará com medalhas, que serão entregues a todos os alunos participantes dos projetos, e troféus para as escolas que apresentarem os melhores projetos nas cinco áreas de desenvolvimento, sendo que, no total, a feira desse ano aceitará 55 projetos, por ordem de inscrição”, finaliza.

Ciência na Escola

O Ciência na Escola, que teve início em 2019, é organizado pelos professores André Capaldo Amaral, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Eliane Trovatti, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Luís Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma, Teresa Kazuko Muraoka, Wilton Rogério Lustri, Rodrigo Alvarenga Rezende e Eduardo Donato.

A Uniara conta com o apoio do CNPq, Diretoria de Ensino do Município de Araraquara, Secretaria Estadual da Educação – Regional Araraquara e Prefeitura Municipal. Mais informações sobre o Ciência na Escola estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2024

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *