Placas informam sobre presença de gambás em praças da cidade
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Placas informam sobre presença de gambás em praças da cidade
Vereadora Luna Meyer solicitou instalação à Prefeitura
Na quarta-feira (09), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade instalou placas informativas sobre a presença do gambá-de-orelha-branca na Praça da Bíblia, no Melhado, no Parque Infantil e no Parque Botânico. A implantação atende solicitação da vereadora Luna Meyer (PDT), enviada à Prefeitura no dia 5 de fevereiro, por meio da Indicação nº 625/2021.
No documento, a vereadora apontava para a necessidade de instalação de placas informativas “a respeito das espécies que migraram recentemente para a Praça Major Abel Fortes, o ‘Parque Infantil’, principalmente relativas aos Saruês (Gambás), que são predadores naturais de pombos, escorpiões e aranhas e, constantemente, são atacados por cães e até mesmo por pessoas por serem tidos como perigosos”, disse Luna.
O fato também havia sido noticiado pelos jornais locais, quando o biólogo Cassiano Ferreira relatou a migração dos animais para as praças e as consequentes agressões de pessoas que os confundiam com ratazanas.
“Temos mais um motivo pra agradecer. As placas informativas que solicitei foram finalmente instaladas no Parque Infantil. Assim conscientizamos a população e protegemos da maldade humana esses bichinhos tão lindos”, celebrou Luna.
Conscientização
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, o objetivo das placas é informar a população sobre a espécie que, além de não fazer mal à espécie humana, também é aliada do meio ambiente por contribuir com o controle biológico. A pasta também comunicou que outros bairros da cidade receberão as placas nas próximas semanas.
Cabe lembrar que as espécies silvestres nativas, como o gambá-de-orelha-branca, são protegidas por Lei e sua captura é proibida. Em caso de maus-tratos ou caça, entre em contato com a Polícia Ambiental pelo telefone: (16) 3331-3797 e denuncie.
| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara