Vereadores visitam canteiro de obras de cervejaria
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Discussões para implantação da indústria na cidade passou pela Câmara Municipal
Um grupo de vereadores, prefeito e secretários municipais visitaram as obras no local onde será instalada a fábrica da cervejaria espanhola Estrella Galicia do Brasil, em Araraquara, às margens da SP-255, ao lado da Hyundai Rotem. Aluisio Boi (MDB) – presidente, Thainara Faria (PT) – vice-presidente, Paulo Landim (PT), João Clemente (PSDB) e Gerson da Farmácia (MDB), ouviram dos engenheiros da obra e do prefeito municipal como será esta primeira etapa da implantação da primeira unidade da cervejaria fora de seu país de origem, a Espanha.
A área de 270 mil metros quadrados, ou 27 hectares apresenta um desnível. Essa primeira etapa consiste no deslocamento de terra, a um volume em torno de 500 mil metros cúbicos, que está sendo feita agora, segundo explicações dos engenheiros Marcos Paulo Pedro e Joaquim Alves Ribeiro Júnior. Tira terra de um ponto e coloca em outro, fazendo níveis diferentes de piso, apresentando em torno de 8 metros de diferença entre um e outro. A quantidade de máquinas trabalhando no local chega a causar pequenos congestionamentos em alguns locais, e há a informação de que outras se somarão a estas nos próximos dias. Não é comum ver na cidade tratores e outros maquinários daquele tamanho, característico de grandes obras.
Terra que tem história
Aquela terra vermelha do lugar, que já foi terreno fértil para o café um século atrás, e depois para a cana de açúcar, agora receberá uma grande indústria que fará a mistura fermentada de cevada, malte, lúpulo e água ser transformada em cerveja, e consequente em empregos – diretos e indiretos, além de renda, seja na forma de salários, pagamento de serviços ou tributos.
Para o vereador Aluisio Boi, o desenvolvimento da cidade precisa ocorrer de forma sustentável, ou seja, os aspectos ambiental, econômico e social precisam estar em equilíbrio, para a utilização dos recursos naturais, o crescimento econômico e a melhora das condições sociais do município. “O projeto desta cervejaria tem a proposta de respeitar essas regras. Além de feliz como cidadão, vendo o desenvolvimento da cidade, tenho uma felicidade maior ainda de acompanhar o processo bem de perto, desde as negociações para a vinda da empresa para a cidade, a busca pela área, o trâmite do projeto da indústria, o trâmite do projeto na Câmara que hoje tenho a honra de presidir e sua aprovação pelos vereadores. É ver como se desenvolve e se constrói uma cidade melhor para todos e ainda participar ativamente disso tudo”, afirmou.
1 bilhão mais 1 bilhão de reais
Esta primeira fase do empreendimento vai até o ano de 2024, com o investimento de R$ 1 bilhão. A segunda fase, logo após, será de mais R$ 1 bilhão, já com a expansão desta mesma fábrica. O início da produção das cervejas da marca está programado para 2024. Esses números representam investimento recorde do setor privado em Araraquara e tem causado entusiasmo na cidade. Vias marginais, para acesso ao distrito industrial onde está a obra e outras empresas, também estão em andamento. E todos eles passaram pela discussão e aprovação dos vereadores da Câmara Municipal de Araraquara.
| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara