Araraquara

Censo do Funcionalismo Público de 2021 revela perfil de servidores municipais 


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Dados foram divulgados após requerimento do vereador Guilherme Bianco


Com 6.031 servidores, 5.874 deles preencheram, com respostas válidas, o Censo do Funcionalismo Público Municipal de 2021 da Prefeitura de Araraquara. Os dados consolidados apontam que a maioria é do gênero feminino (70,2%), branca (72,7%), casada (54,5%), heterossexual (72,1%), sindicalizada (62,1%), com pós-graduação (27,6%), idade entre 30 e 59 anos (84,7%), casa própria ou financiada (78,9%) e rendimento bruto familiar mensal de R$ 2.200,00 a R$ 4.400,00 (37,7%). As informações foram fornecidas após o Requerimento nº 522/2022, do vereador Guilherme Bianco (PCdoB).

Instituído em 2019 pelo Decreto nº 11.976, o Censo do Funcionalismo Público Municipal é realizado bienalmente com a finalidade de coletar informações para o diagnóstico do perfil dos funcionários, a ser utilizado como subsídio para aperfeiçoamento do plano de carreira, cargos e vencimentos, além de criação de programas de valorização do funcionalismo público. “O levantamento e o acesso a esses indicadores são fundamentais para identificar as especificidades do público-alvo no processo de formulação e implementação de políticas públicas”, afirma Bianco.

O Censo também revelou que 615 servidores (10,5%) têm pessoas com deficiência na composição familiar. “Embora esta informação não evidencie o perfil de maioria do funcionalismo, é importante dar destaque ao percentual de servidores públicos municipais que possuem familiar com deficiência, sendo este um importante indicador de vulnerabilidade”, diz a nota que acompanha o documento.

Sobre o grau de escolaridade, 272 servidores de diferentes graus de escolaridade declararam ter cursado a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e outros 430 (7,3%) declararam conseguir se comunicar por meio de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Outro dado que chama a atenção diz respeito ao rendimento bruto do núcleo familiar: 1.580 servidores (26,9%) afirmaram que, no núcleo familiar, apenas uma pessoa possui rendimentos, “sendo que este dado sugere, portanto, que o próprio servidor é o responsável pelas despesas da família”, destaca o relatório. Fora isso, 81 servidores (1,3%) declararam ser beneficiários de programas sociais, com renda per capita familiar de até meio salário mínimo. Outros 790 servidores (13,5%) declararam possuir dois vínculos empregatícios e 35 servidores ingressaram na Prefeitura por meio de cotas para Pessoas Com Deficiência (PCD).

| IDNews® | Brasil | Assessoria de Imprensa | Câmara Municipal de Araraquara

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *