Pedagogia presencial da Uniara promove ação em função do Dia Nacional do Surdo
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Atividade será realizada nesta segunda, dia 26, a partir das 18h45, nas unidades I e II da universidade
Nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, as alunas do curso de Pedagogia presencial da Universidade de Araraquara – Uniara estarão nas entradas das unidades I e II da instituição (rua Carlos Gomes, 1338 e 1217, no Centro, respectivamente), a partir das 18h45, para uma ação de conscientização sobre a data, “que marca a luta da comunidade surda brasileira por seus direitos linguísticos”, de acordo com a coordenadora da graduação, Adriana do Carmo Bellotti.
“Elas abordarão os estudantes dos diversos cursos e, entregando um panfleto, irão explicar sobre o mês chamado de ‘Setembro Azul’, cujo período é dedicado à valorização das conquistas da comunidade surda e o quão urgente e indispensável é a ampliação da acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais – Libras”, explica a docente, que é intérprete da Língua.
Ela salienta que o principal objetivo da ação é “propor uma reflexão e o debate sobre os direitos e a luta pela inclusão das pessoas surdas na sociedade ouvinte, visto que, no Brasil, a Lei nº 10.436/2.002 foi um marco para a comunidade surda brasileira ao reconhecer a Libras como meio legal de comunicação e expressão, e determinar o apoio na sua difusão e uso pelo poder público”.
Bellotti lembra ainda que o Dia do Surdo, no Brasil, foi oficializado em 2008 por meio do Decreto nº 11.796. “O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES foi fundado em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, segue em atividade e é uma referência brasileira em educação de surdos”, destaca.
Setembro também foi escolhido, segundo a coordenadora, por ser um mês de marcos históricos para a comunidade surda, “a começar pelo dia 10, celebrado como o Dia Mundial da Língua de Sinais”. “Essa data foi escolhida para relembrar o Congresso de Milão, ocorrido entre 6 e 11 de setembro de 1880 – a primeira conferência internacional de educadores de surdos –, no qual que se proibiu o uso de línguas de sinais no mundo”, relata.
A cor azul, de acordo com ela, simboliza a resistência da comunidade surda e remete à Segunda Guerra Mundial. “No período, todas as pessoas com deficiência – entre essas, os surdos – eram identificadas pelos nazistas com uma faixa azul no braço. Essas pessoas, então, eram encaminhadas à execução. Em 1999, a fita azul passou a ser usada pela comunidade surda como um símbolo de orgulho e de resistência. A ideia surgiu durante o XIII Congresso Mundial da Federação Mundial de Surdos, sediado na Austrália, no qual foi realizada a Cerimônia da Fita Azul – Blue Ribbon Ceremony -, inaugurando a simbologia do movimento”, finaliza Bellotti.
Informações sobre o curso de Pedagogia Presencial da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® |Brasil | Assessoria de Imprensa Uniara|