Ciência na Escola, da Uniara, conta com mais de quarenta projetos científicos de dezesseis escolas de Araraquara e região
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No projeto, gratuito, estudantes dos ensinos fundamental e médio são orientados por seus professores, em parceria com docentes da universidade
A terceira edição do projeto Ciência na Escola, da Universidade de Araraquara – Uniara, conta com quarenta projetos, desenvolvidos por dezesseis escolas de Araraquara e região. O evento será realizado no dia 27 de outubro, das 8h30 às 15h, no Centro de Eventos de Araraquara e Região – CEAR (rua Ivo Antonio Magnani, 430, na Fonte Luminosa). No projeto, gratuito, grupos de alunos dos ensinos médio e fundamental são orientados por seus professores, em parceria com docentes da universidade, a desenvolverem projetos de pesquisa científica nas mais diversas áreas do conhecimento.
O Ciência na Escola, que teve início em 2019, é organizado pelos professores André Capaldo Amaral, Creusa Sayuri Tahara Amaral, Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Eliane Trovatti, Flávia Aparecida Resende Nogueira, Luís Henrique Montrezor, Mônica Rosas da Costa Iemma, Teresa Kazuko Muraoka e Wilton Rogério Lustri.
“O intuito é despertar e incentivar o interesse pelo conhecimento e a proposta é o desenvolvimento de projetos científicos pelos alunos na escola, apoiados por seus professores, com o suporte da universidade, por meio de visitas a laboratórios e desenvolvimento de material didático. A Uniara, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e da Prefeitura Municipal de Araraquara, tem organizado toda a infraestrutura para o dia do evento”, explica Trovatti.
De acordo com a docente, depois da feira, é oferecida aos alunos a participação no projeto de Iniciação Científica Jr. “Esse projeto é desenvolvido em colaboração com pesquisadores da universidade e dá ao aluno a oportunidade de vivenciar o desenvolvimento de projetos científicos, dessa vez, dentro da universidade, e não mais somente na escola”, relata.
A professora afirma que o projeto também tem como proposta “incentivar e difundir o conhecimento entre os alunos e despertar o interesse e a curiosidade para o melhor entendimento de como são feitas e como funcionam as coisas, abrangendo as mais diversas áreas do conhecimento”.
“Por exemplo, entender como é a fisiopatologia de uma doença e como o medicamento funciona para curá-la, como funcionam os painéis de energia solar e como obter essa energia e armazená-la, dentre muitos outros. O melhor entendimento da maneira como as coisas funcionam desperta o interesse pelo saber, não somente daquilo que será apresentado na feira, mas, automaticamente, é gerada uma capacidade de analogia, que não fica limitada somente ao desenvolvimento escolar dos alunos, mas que é considerada em tudo o que o aluno vivencia no seu dia a dia”, exemplifica ela.
A professora também enxerga a feira como uma forma de os alunos exporem seus trabalhos ao público, “uma tarefa muitas vezes difícil para a maioria das pessoas, principalmente quando se trata de um assunto difícil ou complexo, que é a ciência, e bastante específico”.
Em 2019, no dia da feira no CEAR, foram apresentados quarenta experimentos de diferentes escolas, que receberam troféus e certificados pela participação. As bolsas de Iniciação Científica Jr., oferecidas pelo CNPq, foram destinadas aos cinco melhores projetos da modalidade “Projeto Científico”, em cada uma das áreas do conhecimento, desenvolvidos em escola pública e selecionados pela Comissão Científica.
Mais informações sobre o Ciência na Escola estão disponíveis também no endereço www.uniara.com.br/eventos/ciencia-na-escola-2022.
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