Alunos de Enfermagem da Uniara promovem atividades alusivas ao Novembro Azul na Santa Casa
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Atividade foi realizada na última quinta, dia 24 de novembro
Na última quinta-feira, dia 24 de novembro, estudantes do terceiro ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara fizeram uma ação alusiva ao Novembro Azul na Santa Casa do município. A atividade, realizada dentro da disciplina de Saúde do Adulto e Idoso, foi supervisionada pela professora Amanda dos Santos Oliveira.
“A proposta foi trabalhar o tema do Novembro Azul, que é a prevenção do câncer de próstata, com um olhar voltado à saúde do homem. A ideia foi que trabalhássemos de uma forma diferente, que fosse convencer mais as pessoas, especialmente os pacientes, no caso do hospital, de maneira que fizessem uma demonstração prática dos achados que identificamos, como alterações que podem gerar uma primeira consulta para então investigar a possibilidade de um câncer”, relata Oliveira.
Ela menciona que foi uma forma de orientar a promoção de saúde “para que consigamos diminuir ou até eliminar os fatores de risco possíveis para o câncer de próstata”. “Os estudantes desenvolveram uma adaptação com três potes de simulador de urina, para mostrar ao paciente as cores características de urina normal, pouco alterada e muito alterada, já com resíduo de sangue. Eles levaram a prótese peniana da Uniara, na qual adaptaram um pequeno frasco com uma mangueira e, nesse recipiente, foi colocado um líquido que parecia urina. Quando demonstravam, para os pacientes e seus acompanhantes, o que era um jato de urina intermitente – pinga-pinga, que é uma forma alterada de se urinar -, eles usavam a prótese e, do frasco, saía a urina no jato, na velocidade que eles controlavam para demonstrar essas alterações de saúde”, detalha.
Os alunos também confeccionaram, de acordo com a docente, uma pequena almofada com enchimento “e, dentro dela, foram colocadas três possibilidades de caroço com nozes: uma descascada, uma inteira, uma parcialmente descascada, para ‘detectarem’ aquilo que o médico consegue sentir durante o exame”. “Foi uma forma didática de mostrar isso e desmistificar o exame de toque. O paciente vê que não é um ‘bicho de sete cabeças’, e quando conseguimos traduzir isso de uma forma mais palpável e próxima da realidade dele, acredito que convence muito mais do que um folder, uma palestra ou outras orientações de saúde que o profissional pode fazer”, avalia Oliveira.
Um mimo para os pacientes e para a equipe treinada, composto por um sabonete líquido ou um creme hidratante, com uma frase, também foi confeccionado pelos estudantes. “É um incentivo e um carinho para as pessoas que puderam participar do nosso treinamento. Os alunos fizeram orientação para todos os internados do andar – em todas as enfermarias em que foi possível -, que participaram da dinâmica deixando seu recado, frase ou palavra motivacional. Em cada quarto, os graduandos entregavam um balão para cada pessoa, que escrevia uma mensagem de ânimo, como sua contribuição para o hospital”, conta a professora.
Depois, todos os balões foram fixados no teto do andar pelo corredor principal, segundo ela. “Todos os pacientes e acompanhantes que passavam por lá podiam ler as mensagens. Isso também traz o paciente como parte integrante do autocuidado, ou seja, ele realmente participa da sua prevenção, e a dinâmica de escrever a frase deixa o ambiente mais bonito e aconchegante. Conseguimos trabalhar bastante a questão da humanização, e esse acolhimento traz benefícios para o paciente, de conseguir se colocar como parte desse processo, e não só como uma pessoa que aguarda o profissional determinar o que e como ele faz, para a condução dessa orientação. Acho que isso foi um diferencial que esse grupo conseguiu promover na atividade”, finaliza a docente.
Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|