Uso da prednisolona na pandemia é pesquisado por alunas de Farmácia da Uniara
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
TCC de Ana Carolina Vieira Gomes, Andressa Thiara Ribeiro e Laís Cristina Seviero foi orientado pela coordenadora do curso, Thalita Pedroni Formariz.
As alunas de Farmácia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Vieira Gomes, Andressa Thiara Ribeiro e Laís Cristina Seviero, são as autoras do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC “O uso da prednisolona na pandemia: uma revisão de literatura”, orientadas pela coordenadora da graduação, Thalita Pedroni Formariz.
“A doença Covid-19 é causada pela síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 – Sars-CoV-2. A utilização de corticosteroides sistêmicos no tratamento foi fortemente recomendada pelo comitê formado pela Organização Mundial da Saúde – OMS e pela Magic Evidence Ecosystem Foundation, nos casos de Covid-19 severa e crítica. A metilprednisolona, um corticosteróide de ação rápida, administrado por via intravenosa e com maior penetração pulmonar, tem sido muito recomendada no tratamento da doença. Entretanto, há pouca informação disponível na literatura sobre a sua eficácia e comparação com outros corticosteróides também indicados para o tratamento”, explicam as estudantes.
Elas contam que, diante desse cenário, “foi realizada uma revisão de literatura em artigos científicos, Recovery trial e artigos observacionais sobre o tema, com o intuito de atualizar e, assim, aumentar a fronteira do conhecimento”. “A utilização da metilprednisolona reduziu a mortalidade em pacientes com Covid-19 em ventilação mecânica e com insuficiência respiratória; em pacientes com pneumonia grave de Covid, necessitando de alto fluxo de oxigênio, e naqueles pacientes internados com Covid-19 severa na fase pulmonar”, relatam.
“A utilização de pulsoterapia com altas doses de corticosteroides – HDCPT com metilprednisolona ou dexametasona mostrou-se favorável em pacientes com alto risco de desenvolver resposta anti-inflamatória, porém não houve diferenciação estatística para a mortalidade entre os corticosteroides. No geral, a terapia com a utilização da metilpredinisolona mostrou-se bastante favorável no tratamento em pacientes com Covid-19 severa e crítica”, apontam Gomes, Ribeiro e Seviero.
Formariz menciona que está muito feliz com toda a evolução de suas três orientandas desde quando entraram no curso até a defesa do TCC, “fato que me deixa muito orgulhosa”. “Elas foram bastante elogiadas, e foi um momento muito especial de seu trabalho, obtendo nota máxima. Além disso, a banca sugeriu que o TCC fosse publicado, visto que é de grande importância para a comunidade farmacêutica e a comunidade em geral”, finaliza a docente.
Informações sobre o curso de Farmácia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|