Pesquisa de alunas de Psicologia da Uniara sobre os significados do climatério pela perspectiva das mulheres que o vivenciam é contemplada com bolsa do CNPq
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Estudo é orientado pela docente Rita Martins Godoy da Rocha
As alunas do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Paula de Andrade, Letícia Mazzoncini Ferreira e Valdaisa Aparecida Kuhl Scaduto tiveram o trabalho intitulado “Os significados do climatério pela perspectiva das mulheres que o vivenciam” contemplado com uma bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O estudo é orientado pela docente Rita Martins Godoy da Rocha.
De acordo com elas, o trabalho está em fase de coleta de dados. “A pesquisa possui caráter qualitativo e tem por objetivo identificar os significados atribuídos ao climatério pelas mulheres que o vivenciam. Pretende-se observar o fenômeno do climatério pela voz das participantes nesse momento complexo para a saúde e assistência das mulheres, que historicamente é tratado de forma secundária pelas políticas públicas e serviços de saúde quando comparado ao momento reprodutivo. O climatério, culturalmente, é visto como um momento de desaparecimento da feminilidade, e tende a ser vivido de forma isolada e silenciada pelas mulheres. Produzem-se ainda poucos estudos nessa etapa da vida que o abordem não apenas restrito ao modelo biomédico, mas enquanto um fenômeno biopsicossocial”, ressaltam as alunas.
Andrade, Ferreira e Scaduto contam que “entende-se que essa pesquisa apresenta relevância nos âmbitos da saúde integral, nos campos científico e profissional, contribuindo com o aprimoramento do conhecimento em torno da saúde da mulher no momento do climatério e da menopausa, de modo a fomentar práticas profissionais qualificadas nesse período e abrir novas perguntas de pesquisa”.
Segundo Rocha, “a proposta do estudo tem por objetivo identificar os significados vivenciados pelas mulheres no contexto do climatério e da menopausa”. “Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, protagonizando a voz das participantes sobre suas vivências nesse momento complexo para a saúde e assistência das mulheres, que historicamente encontram centramento científico em sua saúde reprodutiva. Pretende-se, concomitantemente, formar pesquisador atento aos determinantes sociais em saúde – gênero, classe social, etnias e vulnerabilidades -, bem como contribuir com o campo da Psicologia e seu compromisso com a saúde pública”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|