Alunos de Publicidade da Uniara desenvolvem trabalho sobre a influência do TikTok na produção musical
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Estudo foi realizado dentro da disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz
As alunas do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara, Nauane Vitória de Abreu, Giovanna Lima Castro e Maria Clara Costa, desenvolveram o trabalho “A publicidade e a música: a influência do TikTok na produção musical” na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.
“O trabalho trata das mudanças que os clipes e as músicas tiveram após a popularização do TikTok e das danças nele presentes. Graças a essa plataforma, músicas que antes eram pouco conhecidas ficaram muito populares em pouco tempo, e coreografias que ninguém sabia ou não tinha interesse em aprender foram cada vez mais vistas. Tendo isso em mente, as empresas e artistas começaram a fazer suas obras para chamarem atenção em plataformas como TikTok”, contextualiza Abreu, em nome do grupo.
Ela aponta que, com o estudo, foi possível concluir que, “de fato, o TikTok mudou a forma como os artistas trabalham suas obras, justamente para atraírem mais interessados para essa plataforma que, além de chamar mais atenção para a música e para o artista, também serve para propaganda gratuita”.
Com o tema escolhido, foi possível aprender, segundo a estudante, que os meios de mídia e produção de conteúdo afetam bastante outras formas de mídia, “como no caso do TikTok, sendo uma plataforma de vídeos que gerou mudanças na forma de produção das músicas após sua popularização”. “Isso ajuda a perceber que, em cada meio de mídia, a criação de conteúdo tem sua própria forma de propaganda e de chamar mais atenção e lucro para si”, completa.
Transformações como essa, retratada no trabalho, são muito comuns, de acordo com Abreu. “Sempre que há uma mudança ou um avanço na forma de se transmitir conteúdo, ideia, produto e/ou história, ocorrem alterações em outras partes. Um exemplo foi a popularização do rádio e a criação do jingle”, lembra a aluna.
Luiz salienta que a disciplina ministrada “foi importante para o desenvolvimento das capacidades do aluno para aprofundar os conhecimentos na elaboração de projeto de pesquisa científica”. “De forma extremamente produtiva e dinâmica, por meio das orientações dos grupos, as construções de temáticas atuais e relevantes foram surgindo e, assim, proporcionaram aos estudantes uma experiência inovadora em aprendizado com pesquisas em levantamentos de dados e buscas em referências bibliográficas”, detalha a docente.
Ela conta que “foi gratificante ter ministrado essa disciplina, pois isso gerou um aprofundamento dos conhecimentos em vários âmbitos”. “Outro fator foi a contribuição para o amadurecimento e para a capacidade intelectual do aluno em questionar e ter curiosidade para solucionar e discutir os problemas apresentados”, finaliza.
Informações sobre o curso de Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|