Educação & Cultura

Inteligência artificial na publicidade é tema do PPCast da Uniara


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Conteúdo faz parte da revista eletrônica CMIQuê?

EDUCAÇÃO – Inteligência Artificial


Por meio de sua revista eletrônica CMIQuê?, o curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara disponibilizou o podcast “Inteligência artificial na publicidade”. Os interessados podem ouvir o PPCast, como é chamado, pelo link https://spoti.fi/3Zz5UKd.
“Falamos sobre como a inteligência artificial está sendo utilizada na publicidade e na comunicação em geral, e sua facilitação na produção de conteúdos de áudio e vídeo, além de suas funcionalidades. Isso agiliza bastante o processo de produção de comercial, filme, spot, jingle etc. Hoje está muito mais prático e rápido esse trabalho”, comenta o docente responsável pela CMIQuê?, Gabriel Arroyo.
Ele acrescenta que “conversamos também sobre os problemas que a inteligência artificial pode causar, como a disseminação de fake news, já que é possível criar uma imagem falsa, por exemplo”. “Como é muito realista, as pessoas não conseguem distinguir se é verdadeiro ou falso aquele conteúdo. Falamos sobre o caso do Papa, sendo que, em um site de moda, foi usada a inteligência artificial para fazer sua imagem usando um casaco grande, todo fashion, e isso viralizou nas redes sociais e causou um constrangimento enorme, visto que começaram os questionamentos de por que o Papa estaria se vestindo assim. Enfim, ficou muito mais prático também esse uso ruim”, lamenta o professor.
Outro ponto discutido no PPCast foi como a sociedade e o mercado absorvem esse tipo de conteúdo, o que poderá acontecer com essas inteligências artificiais e também suas aplicações principalmente na construção de personagens para as marcas. “Um exemplo bem conhecido é o da Magalu: além da comunicação via chatbot, que é o contato direto com o comprador/usuário do site, você tem também esses personagens humanizados”, explica Arroyo.
Alguns filmes de ficção também foram assunto do PPCast. “Falamos sobre produções que já, lá atrás, utilizavam a inteligência artificial, como é claramente o caso do site GPT no filme ‘Alien – O Oitavo Passageiro’, de 1979. A nave era um site GPT, um computador que comandava todos os movimentos e as trajetórias do pessoal, e a heroína Ripley tenta acessá-lo para descobrir como eliminar o Alien. Por fim, conversamos a respeito de outros aspectos culturais também”, finaliza o docente.
Detalhes sobre o PPCast estão disponíveis no Instagram – @ppcastuniara – e sobre a “CMIQuê?”, no endereço www.uniara.com.br/cmique ou pelo e-mail cmique@uniara.com.br. Informações sobre a Uniara podem ser obtidas no site www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *