Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Educação & Cultura

Cartilhas sobre os 5 R’s são desenvolvidas por alunos de Psicologia e Publicidade da Uniara


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Trabalhos fizeram parte das atividades da disciplina de Sustentabilidade e Qualidade de Vida

EDUCAÇÃO & CULTURA - Responsável pelas ilustrações coloridas, ela menciona que o folder educativo foi “cuidadosamente elaborado”. “A história da apresentação foi criação das alunas Maria Eduarda e Ana Júlia, contendo ...

Alunos dos cursos de Psicologia e Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveram, na disciplina de Sustentabilidade e Qualidade de Vida, cartilhas com a temática dos 5 R’s (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), que foram entregues a duas escolas do município.

O grupo da graduação de Psicologia, formado pelas alunas Ana Julia Francescatto, Giovana Maximiano Alcântara, Maria Eduarda da Silva e Roberta Vitoria Dos Santos, utilizou personagens da animação “Pets: A Vida Secreta dos Bichos”. “Realizamos um projeto educativo incrível para conscientizarmos as crianças sobre a importância dos 5 R’s e cuidarmos do meio ambiente. Nesse projeto, desenvolvemos um folder educativo e uma apresentação teatral, que foi uma forma criativa de transmitir a mensagem de forma envolvente e divertida”, relata Alcântara, em nome de seu grupo.

Responsável pelas ilustrações coloridas, ela menciona que o folder educativo foi “cuidadosamente elaborado”. “A história da apresentação foi criação das alunas Maria Eduarda e Ana Júlia, contendo informações simples e diretas, adequadas à faixa etária das crianças. Nele, explicamos de maneira clara o significado de cada um dos 5 R’s e como as crianças podem aplicá-los em seu dia a dia para ajudar o meio ambiente”, detalha.

Protagonizada pela própria Alcântara, a apresentação teatral foi, segundo ela, “um momento mágico em que as crianças puderam vivenciar os 5 R’s de forma lúdica”. “Por meio do teatrinho, mostramos situações do cotidiano em que é possível aplicar os 5 R’s, destacando a importância de reduzir o consumo, reutilizar materiais, reciclar resíduos, repensar hábitos e recusar produtos desnecessários. Por meio da interpretação, as crianças puderam se identificar e se conectar com as mensagens transmitidas”, diz a estudante.

Como forma de incentivar a reutilização de materiais, ao final da apresentação, de acordo com ela, todas as crianças receberam personagens feitos de caixinhas de leite reciclado. “Esses personagens foram cuidadosamente produzidos pela aluna Roberta Vitoria, que transformou um material que seria descartado em algo valioso e divertido. Essa ação prática reforçou o conceito de reutilização e mostrou às crianças que é possível dar um novo propósito aos objetos que iriam para o lixo”, destaca a graduanda.

Com esse projeto educativo, “buscamos despertar nas crianças o senso de responsabilidade ambiental desde cedo, incentivando-as a adotarem práticas sustentáveis no seu dia a dia”. “Por meio da criatividade, diversão e de exemplos práticos, esperamos que as crianças se tornem agentes de mudança, contribuindo para um futuro mais sustentável e consciente”, declara Alcântara.

Já o grupo de estudantes de Publicidade e Propaganda é composto por Carla Alves de Lima, Guilherme Joaquim Corrêa, Julia Stefani Romera, Karolliny Almeida, Larissa Oliveira Pinotti Alves e Luis Felipe Cerqueira Leite. “O trabalho desenvolvido foi de maneira didática, focado em crianças em idade de pré-escola e utilizando personagens fantasiados de super heróis, como forma de se conectar com o nosso público e conseguir transmitir a ideia da importância da prática dos 5 R’s”, explicam os integrantes.

Eles afirmam que “nosso trabalho é de suma importância por alcançar pessoas em idade de pré-escola, que aprendem desde cedo a importância de se pensar no meio ambiente e em práticas de sustentabilidade”.

A disciplina na qual o trabalho foi desenvolvido é ministrada pela professora Solange Luiz, que menciona que a proposta foi fazer um projeto para a criação e distribuição de um manual de identidade direcionado ao público acadêmico infantil para despertar o futuro sustentável. “Os objetivos são: promover a conscientização sobre a importância da relação homem e sustentabilidade, por meio de suas vertentes tecnológicas, socioambientais e econômicas; proporcionar ao aluno a reflexão sobre a sustentabilidade no contexto da interdisciplinaridade, e apontar uma visão sistêmica sobe a problemática atual na gestão ambiental”, detalha a docente.

Dessa forma, segundo ela, os projetos “contribuem para a diminuição dos impactos ambientais, promovendo-se a qualidade de vida”.

Informações sobre o curso de Psicologia e Publicidade e Propaganda da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *