Globo cancela The Voice Brasil após 11 anos, e próxima temporada é a última do reality
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
A queda de audiência e de repercussão nos últimos anos foram fatores preponderantes para que a atração musical saísse do ar
A Globo decidiu cancelar o The Voice Brasil. Após 11 temporadas, a emissora vai produzir a última leva de episódios, a 12ª desde que chegou no Brasil, ainda neste segundo semestre, com apresentação de Fátima Bernardes, mas a atração não deve voltar à grade em 2024. A queda de audiência e de repercussão nos últimos anos foram fatores preponderantes para que a atração musical saísse do ar.
A reportagem teve acesso ao pacote comercial enviado para o mercado publicitário, que informa sobre a derradeira temporada da atração. “Em 2023, o programa retorna para a sua 12ª e última temporada. Com origem na Holanda, em 2010, a franquia se espalhou pelo mundo e conquistou o coração de todos. Depois de 11 temporadas, a versão brasileira retorna para sua temporada final”, diz o documento.
Procurada, a Globo não se posicionou oficialmente até a última atualização de texto. Mas desde 2021, pelo menos, já existia uma ala na Globo que considerava que o The Voice Brasil era um programa desgastado.
Em 2020, a atração chegou a perder na média da temporada para o reality A Fazenda 12, então comandado por Marcos Mion na Record. Em 2022, a estreia de Fátima Bernardes conseguiu apenas 15 pontos de audiência na Grande São Paulo, a pior desde 2013. Cada ponto representa 207 mil indivíduos na capital paulista.
Desde que estreou na TV brasileira em 2012, o programa teve 22 edições. É uma média de duas por ano. Além das 11 temporadas tradicionais, foram oito do The Voice Kids e mais duas do The Voice+, com cantores idosos. Em 2023, além da versão tradicional, o The Voice Kids foi exibido no primeiro semestre. Já o The Voice+ foi cancelado.
Outro fator que pesou foi a pouca procura comercial da edição tradicional de 2022 e da versão infantil deste ano. Mesmo com Fátima, o The Voice 2022 teve apenas dois patrocinadores, número considerado baixo para os padrões da Globo. O The Voice Kids teve apenas um, bem abaixo do que conseguiu em anos anteriores.
Ainda não há informação sobre o que a Globo colocará no lugar do programa para completar sua grade.
|IDNews® | Folhapress | Beto Fortunato |Via NBR | Brasil