Feira de cunho educativo ambiental organizada por mestranda da Uniara é realizada no dia 16
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Evento será promovido das 10h às 16h, na praça Alexandra Haddad Fakhouri
A Feira da Boa Vizinhança, organizada pela mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial – PPG-DTMA da Universidade de Araraquara – Uniara, Mayra Carvalho de Souza Pereira, será realizada no dia 16 de setembro, das 10h às 16h, na praça Alexandra Haddad Fakhouri – Praça das Laranjeiras (rua Antenor Borba, 279-349, no Parque das Laranjeiras).
A estudante é orientada pelo professor José Maria Gusman Ferraz. “Vamos realizar uma feira em uma praça, visando à sua restauração, juntamente com a comunidade e o poder público. Estamos nos preparativos, sendo que a comunidade já pintou os bancos para irem melhorando a praça para o dia da feira. As atividades fazem parte do um projeto de educação ambiental de Mayra, pelo Núcleo de Pesquisa e Documentação Rural – NUPEDOR da Uniara”, explica o docente.
Pereira, por sua vez, conta que a feira é uma das atividades se seu projeto de mestrado, “que tem base na educação ambiental com a população em uma praça pública”. “A ideia surgiu como uma oportunidade para ocupação do local, agregando a população em um projeto de educação ambiental crítica e, para tanto, essa feira contará com conscientização ambiental, por meio de orientações, gincanas, oficinas e outras atividades”, inicia a estudante.
A feira será diferenciada, segundo ela. “Não terá apenas barracas de alimentação, alimentos orgânicos e artesanatos. Temos parcerias com o Projeto de Assistência Farmacêutica Estudantil – PAFE, do departamento de Ciências Farmacêuticas da Unesp, que realiza atividades com a saúde da comunidade, como testes de anemia e aferição da glicemia e pressão, além de orientações sobre doenças e primeiros socorros”, detalha.
Já pela Uniara, de acordo com a aluna, no evento serão feitas orientações para o público adulto sobre questões ambientais emergentes, reciclagem e alimentos orgânicos. “Para as crianças, haverá contação de histórias, gincanas de coleta seletiva, confecção de brinquedos com materiais reciclados, pinturas, pula-pula gratuito e muito mais, além de uma atração musical para o público e algumas surpresas”, completa.
Trata-se de uma ação em conjunto com a população, para deixar a praça “atrativa para utilização, além de ser um lugar excelente para atrair a fauna urbana, investindo-se em mais arborizações e, inclusive, um plantio no formato de mandala, com temperos, ervas aromáticas e medicinais, que está previsto para ser implantado”. “A ideia é tornar esse ambiente em um espaço de convivência e aprendizado”, salienta Pereira.
Ela acrescenta que a Uniara “demonstra sua preocupação com os cidadãos por meio de ações de extensão universitária”. “Também terá arrecadação de alimentos – não obrigatória – para atender algumas famílias carentes. Valerá a pena comparecer a essa feira, que está sendo organizada com tanto carinho”, finaliza a mestranda.
Informações sobre o PPG-DTMA da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo WhatsApp (16) 3301-7126 ou pelo e-mail dtmeioambiente@uniara.com.br.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|