Alunos participantes do Parlamento Jovem passam por curso sobre Poder Legislativo
Estudantes irão elaborar projetos de lei, requerimentos e indicações para serem apresentados na sessão oficial do projeto, em 31 de outubro
Os alunos que serão “vereadores por um dia” na sessão do programa Parlamento Jovem, marcada para o final de outubro, participaram de um curso e oficina sobre o Poder Legislativo. A atividade de formação foi realizada pela Escola do Legislativo (EL), no Plenário da Câmara Municipal, na tarde de quinta-feira (8).
A partir desta etapa, 36 alunos do 9º ano do ensino fundamental passam a integrar o programa. As 18 escolas sorteadas na fase anterior (oito municipais, nove estaduais e uma particular) indicaram dois alunos cada — um “vereador” titular e um suplente — para a elaboração de proposituras: projetos de lei, indicações e requerimentos.
Todos os estudantes selecionados participaram do curso de formação, que foi conduzido pela equipe da Escola do Legislativo: as servidoras Ana Paula Kuwana e Priscila Carvalho e o servidor Renato Kemotu.
A atividade apresentou conteúdos sobre a importância da política para a sociedade, o funcionamento dos poderes, o sistema eleitoral do Brasil (candidatos eleitos por votos majoritários e proporcionais) e como é o trabalho do vereador.
“A ideia desta etapa é fazer os alunos entenderem como funciona o processo legislativo, como o vereador formaliza a ideia que ele tem, os instrumentos de trabalho que ele pode fazer: como montar um projeto de lei, um requerimento, uma indicação. Eles vão [para a escola] com essa base e, junto com os professores, vão debater o que é importante para a cidade e formalizar isso, para que esse material seja apresentado na sessão do Parlamento Jovem”, afirma Ana Paula.
Cronograma
Depois da realização do curso, os estudantes têm até 2 de setembro para idealizar as propostas e encaminhar à Escola do Legislativo. Nesse período, a equipe da EL realizará plantões para solucionar dúvidas dos alunos e professores.
Estão agendados para 24 e 30 de outubro os ensaios dos estudantes para a sessão oficial do Parlamento Jovem, marcada para 31 de outubro, às 15 horas. Nos meses de novembro e dezembro, as proposituras aprovadas pelos alunos poderão ser incluídas na pauta das Sessões Ordinárias da Câmara e encaminhadas ao Poder Executivo.
Conhecimento
A professora coordenadora do ensino fundamental da Escola Estadual “Antônio dos Santos” (Jardim das Estações), Mayra Marcellino Botechia, ressalta o papel educativo do Parlamento Jovem. “Eles podem conhecer o funcionamento da Câmara, como é a votação, como são as eleições. Até para, em um futuro mais próximo, eles próprios poderem se tornar candidatos à Câmara. E eles entendem que a política não é só o partido ‘A’ ou ‘B’. A gente vive a política todos os dias”, avalia.
Os alunos gostaram da experiência. “Está sendo interessante saber como a política funciona no município e como é o trabalho de um vereador. O programa desperta esse interesse pela política”, diz Eduardo Miguel Matos Rufino, de 15 anos, da Emef “Gilda Rocha de Mello e Souza”, do Jardim Indaiá.
Isabela Maria Bueno, de 14 anos, estuda na Emef “Waldemar Saffiotti”, do Jardim Cruzeiro do Sul, e relata que aprendeu a importância de participar mais ativamente da política e exigir seus direitos. E tudo isso de forma leve. “É muito divertido. É complexo pensar em política, mas conseguiram transformar isso de forma divertida. É uma formação muito boa”, ressalta.
As seguintes unidades de ensino estão na fase final do Parlamento Jovem e participarão da sessão:
– Emef “Professor Hermínio Pagotto” (Assentamento Bela Vista)
– Emef “Olga Ferreira Campos” (Jardim Universal)
– Emef “Ruth Villaça Correia Leite Cardoso” (Jardim Maria Luiza)
– Emef “Professora Gilda Rocha de Mello e Souza” (Jardim Indaiá)
– Emef “Professor Luiz Roberto Salinas Fortes” (Residencial Paraíso)
– Emef “Waldemar Saffiotti” (Jardim Cruzeiro do Sul)
– Emef “Professor Henrique Scabello” (Parque das Hortências)
– Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (Neja) “Irmã Edith”
– EE “Professora Letícia Godoy Bueno de Carvalho Lopes” (Jardim das Roseiras)
– EE “Professor Augusto da Silva César” (São José)
– EE “Professor Urias Braga Costa” (Jardim Morumbi)
– EE “Professora Lysanias de Oliveira Campos” (Vila Xavier)
– EE “Professor Antônio dos Santos” (Jardim das Estações)
– EE “João Manoel do Amaral” (Jardim Primavera)
– EE “Dorival Alves” (Vila Xavier)
– EE “Professora Maria Isabel Rodrigues Orso” (Adalberto Roxo)
– EE “Professora Ergília Micelli” (Selmi Dei)
– Colégio Objetivo Araraquara
| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via Assessoria de Imprensa | CMA