Associações de jornalistas repudiam abordagem de vereadores a repórter na Grande SP
Artur Rodrigues, cobria uma sessão ordinária da Câmara Municipal quando foi abordado de forma agressiva por Paulo Chuchu e Lucas Ferreira, ambos do PL
O Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e a Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) divulgaram neste sábado (24) uma nota de repúdio à conduta de vereadores de São Bernardo do Campo (SP) em relação a um repórter do Diário do Grande ABC.
O profissional, Artur Rodrigues, cobria uma sessão ordinária da Câmara Municipal quando foi abordado por Paulo Chuchu e Lucas Ferreira, ambos do PL, que lhe perguntaram em que candidato ele votaria.
De acordo com a nota do sindicato, Rodrigues disse aos vereadores que o voto é secreto, mas foi novamente questionado pelos parlamentares, que indagaram se ele era petista. Ainda segundo o relato, Paulo Chuchu começou a bater em uma arma que portava na cintura, dizendo para o jornalista “tomar cuidado com a resposta”.
Após o episódio, Rodrigues comunicou o ocorrido à chefia do jornal e, na sexta-feira (23), registrou um boletim de ocorrência no 1º Distrito Policial de São Bernardo do Campo.
Em nota, o sindicato e a Fenaj afirmaram repudiar veementemente a ameaça a Rodrigues e exigiram providências urgentes da Câmara Municipal de São Bernardo do Campo, da Polícia Civil e do Ministério Público Estadual, “no sentido de apurar e punir a intimidação ocorrida, bem como garantir o livre exercício do jornalismo e da liberdade de imprensa”.
|IDNews® | Folhapress | Beto Fortunato |Via NBR | Brasil