Fisioterapia da Uniara realiza estudo sobre dor crônica em idosos de Araraquara
Estudo faz parte do TCC de alunas de graduação na Clínica de fisioterapia
As alunas da graduação do curso de fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Catelan e Natalia Chiozzini, estão realizando uma pesquisa de conclusão orientadas pela docente e doutoranda Danielle Chagas Pereira da Silva e coorientada pela docente Joice Luiza Bruno Arnoni, denominado ‘Caracterização da dor crônica em idosos sob a ótica biopsicossocial’, com o objetivo caracterizar a dor crônica das pessoas idosas residentes em Araraquara sob os aspectos biopsicossociais para endossar futuros estudos sobre o tema e nortear os tratamentos atuais dessas condições.
Os possíveis voluntários passarão por avaliações gratuitas, na clínica de fisioterapia, após agendamento e avaliação das condições gerais. Este estudo é voltado para pessoas com mais de 60 anos que apresentam dores em alguma parte do corpo há mais de 3 meses e que esta dor atrapalhe a realização das suas atividades diárias.
Conforme orientação das docentes “serão atendidos idosos que apresentem dores na coluna, cervical e joelhos, por exemplo. Após a avaliação, o paciente poderá ser encaminhado para atendimento na clínica e receberá uma cartilha explicativa sobre sua condição”.
Joice e Danielle disseram que o estudo “é desenvolvido pelas alunas do quarto ano do curso de graduação em fisioterapia que é para a conclusão do curso, o Trabalho de Conclusão do Curso -TCC, sendo um trabalho de grande amplitude, onde devemos avaliar cerca de 50 idosos da comunidade que serão recrutados ainda, sendo uma atividade bastante prática que leva bastante orientação para os idosos com uma avaliação específica e depois também orientação e se necessário um acompanhamento fisioterapêutico para estes voluntários, que se disporem a entrar nesta pesquisa, ” explicaram.
“Este trabalho visa caracterizar a dor crônica em idosos a partir do modelo biopsicossocial que é um modelo que a gente usa para enxergar o paciente, além de sua doença, enxergando o paciente, além de sua limitação, nós temos domínios que são considerados, como a realização de atividades a participação social desses idosos. Então estas avalições que serão realizadas elas serão pela ótica biopsicossocial”, informaram as docentes.
Informações sobre como participar do estudo podem ser obtidas pelo telefone da clínica de fisioterapia da Uniara pelo telefone (16) 3301.7235.
Mais informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|