Psicologia da Uniara realiza ação da Campanha Setembro Amarelo
Objetivo é conscientizar a comunidade sobre aspectos importantes para prevenção do suicídio
Alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara realizará a ação “Setembro termina, mas a prevenção deve continuar”, nesta segunda-feira, dia 30 de setembro, das 8h às 11h, e das 19h às 22h, na unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338 – Centro).
A coordenadora da graduação, Simoni de Cássia Haddad Penteado, afirma que “o curso de Psicologia tem proposto, a cada ano, uma ação na universidade para promover a conscientização da comunidade acadêmica sobre aspectos importantes para prevenção do suicídio”.
“O Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, lembrado anualmente em 10 de setembro, é organizado pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio – IASP e endossado pela Organização Mundial da Saúde – OMS. O evento representa um compromisso global de focar a atenção na prevenção do suicídio. Vemos sempre muitas atividades no início do mês e no próprio dia 10. Entretanto, visando a destacar a importância da prevenção ao longo de todo ano, nós optamos por fazer essa ação no encerramento do mês, deixando essa mensagem de que a prevenção não deve se resumir somente ao mês de setembro”, explica.
De acordo com Simoni, “neste ano, a ação tem por objetivo divulgar os principais fatores de riscos e sinais de alerta que podem ser observados em pessoas que estão em sofrimento psíquico e que podem ter ideações suicidas”. “Além disso, serão sugeridas estratégias de apoio, colocando nosso foco na importância do acolhimento e da empatia. Por este motivo, a ação pedirá aos participantes para deixarem uma mensagem de apoio a quem precisa”, finaliza.
Detalhes sobre o curso de Psicologia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|