Cultura

Alunos de Design Digital da Uniara produzem curta metragem de terror

Exibição será realizada no dia 17 de novembro, das 14h às 15h, no Cine Center Lupo  

 

Alunos do terceiro ano do curso de Design Digital da Universidade de Araraquara – Uniara produziram o curta metragem de terror “Código: Martins Hora Zero”, escrito e dirigido pelo aluno Vinicius Tartarini Viana Jan. No curta, que é produto da disciplina de Projeto Experimental, foram utilizados conceitos de diversas disciplinas da graduação. O curta será exibido no dia 17 de novembro, das 14h às 15h, no Cine Center Lupo. O trailer já está disponível no Instagram – www.instagram.com/curtahorazero, onde também constam mais informações sobre o curta metragem, bem como onde adquirir os ingressos para a exibição e a ficha técnica.

Representando o grupo, Vinicius conta que “o curta começou a ser idealizado em outubro de 2023, quando estava no segundo ano de Design”. “Fui muito motivado pelas aulas de narrativas audiovisuais com o professor Luis Paulo de Campos. O curta já foi pensando nessa época para ser feito no ano seguinte como um projeto experimental para o terceiro ano do curso. Essa é uma história de terror que coloca a gente diretamente na pele do protagonista, Murilo. Assim como ele, não entendemos diretamente o que está acontecendo, o que são essas visões, até que o momento da verdade se revela”, explica.

Jan conta que a inspiração para o roteiro “veio de uma história antiga que escrevi durante o meu ensino médio, e o gatilho final que me levou a essa história, em específico, foi uma experiência negativa que tive com uma pessoa que foi por muito tempo importante para mim”. “O caso me levou a refletir muito sobre a dinâmica de interação entre pessoas e, principalmente, me fez pensar muito sobre crises de ansiedade e o perigo de pensarmos demais em coisas que nunca vamos conseguir mudar. Foi assim que nasceu uma das frases mais marcantes do curta que sequer aparece na história diretamente, mas que o define: ‘se remoer demais seus pensamentos, seus pensamentos vão o remoer de volta’”, relata.

 “Toda a produção foi feita com nossos próprios recursos, empréstimos de equipamentos de terceiros e do estúdio de TV da Uniara”. “Os atores principais são atores recém-formados como Técnicos de Teatro no Senac, e o casting foi definido com base em testes prévios com eles”, conta Jan, lembrando que as gravações aconteceram na Etec Professora Anna de Oliveira Ferraz nos meses de junho e julho de 2024. Tivemos muito apoio do diretor, Célio Tiago Marcato, para a realização do projeto, a quem agradecemos”.

Jan agradece ajuda dos professores Luiz Paulo de Campos, Celso Andretta Junior, Gleidson Gouvêa e Gabriel Arroyo. “Eles foram muito importantes. Acredito que a melhor forma de aprendermos sempre será por meio da prática. O projeto do curta ensinou muito para a gente com cada etapa que vivemos e cada desafio que enfrentamos na produção, ter o apoio dos professores, nesse caso, foi muito importante para sentirmos uma segurança maior durante o processo. É uma experiência que acrescenta muito na nossa formação, pois combina esse aprendizado prático com a orientação especializada, muitas vezes já baseada em exigências do mercado”, completa.

Para Junior, “o curta que os alunos produziram está sendo documentado e faz parte da disciplina de Projeto Experimental, onde eles podem produzir um documento acadêmico, no formato científico, relatando uma produção experimental que tenha a aplicação dos conceitos, de teorias e práticas do Design Digital, dentro de algo real”. “É interessante como foi produzido esse curta metragem, pois eles têm a oportunidade de colocar em prática e experimentar diversas teorias da formação deles como, por exemplo, produção de roteiros, captação de sons, de vídeo e toda a produção dessa obra audiovisual, como toda a organização do projeto. Os alunos também trabalharam com a edição do vídeo e do som, tudo isso feito por eles. Também têm uma parte onde aplicam conceitos de marketing, design gráfico, teorias básicas e essenciais, como a teoria das cores a aplicação de simbolismo. Tudo isso, dentro de um curta como esse, acaba sendo possível de ser aplicado, ser observado e ser otimizado. É uma obra bastante importante que eles escolheram para produzir e colocar dentro desse projeto experimental”, ressalta.

“Nós, docentes do curso, gostamos muito quando os alunos conseguem escolher e trabalhar em um curta, um projeto que tem uma possibilidade de divulgação – como a exibição junto ao cinema – e eles trabalharam bastante para que esse produto tenha qualidade e atenda as expectativas do público e deles mesmos, pois há um grande empenho. Que seja um produto que dê orgulho a todo mundo e estou ansioso para perceber qual será a receptividade do público com esse material”, finaliza o docente.

Informações sobre o curso de Design Digital da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *