Informações sobre reforma da Casa da Cultura são solicitadas em requerimentos
Vereadora Fabi Virgílio (PT) enviou documentos ao Governo do Estado e à Prefeitura para questionar qual a previsão de repasse para a conclusão da obra
Foto: Tetê Viviani
Dois requerimentos de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), um deles enviado à Prefeitura e outro ao Governo do Estado, pedem informações sobre o convênio estadual da obra de reforma e recuperação da Casa da Cultura “Luís Antonio Martinez Corrêa”.
Nos documentos, Fabi afirma que fez uma visita à obra em setembro e se deparou com o serviço paralisado. A vereadora recebeu a informação de que houve um problema na esfera administrativa, pois o convênio estava vencido, com processo de prorrogação em andamento desde dezembro do ano passado.
Após tratativas governamentais, foi publicado o Extrato de Termo Aditivo (prorrogação do prazo) no último dia 17 de setembro. Por isso, a parlamentar questiona qual é a previsão para repasse do valor faltante do governo estadual para a Prefeitura para que a obra consiga chegar à fase final. A previsão de investimento total na reforma é de R$ 3,1 milhões.
“Estamos há quase 60 dias com o convênio regularizado e com toda a prestação de contas já aprovada, porém sem o repasse da terceira e última parcela, o que tem nos deixado extremamente aflitos e agoniados, pois a obra segue parada”, afirma a vereadora.
Fabi destaca que a Casa da Cultura é um marco arquitetônico datado de 1914 e tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (Condephaat). Além disso, “é um dos maiores marcos da memória afetiva e urbana da nossa cidade”.
“Zé Celso Martinez Corrêa, Luís Antonio Martinez Corrêa e Ignácio de Loyola Brandão estudaram nela. Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir realizaram uma conferência nela, onde estavam presentes Ruth Cardoso [araraquarense] e Fernando Henrique Cardoso. Além de ser abrigo para inúmeros acervos históricos, desde documentos até obras de arte. É local de democratização da arte e cultura”, conclui a vereadora.
| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via Assessoria de Imprensa | CMA