Educação & Cultura

Alunas de Fisioterapia da Uniara abordam em TCC a reabilitação de patologias do sistema geniturinário

Estudo de caso sobre efeitos de um programa de reabilitação fisioterapêutico foi aplicado em paciente

As alunas do quarto ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Giovanna Nachbar Bressan, Lorena Vitória da Cruz e Nicole de Almeida Souza, apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Efeitos de um Programa de Reabilitação Fisioterapêutica aplicado a uma paciente com a associação de Patologias do Sistema Geniturinário: Relato de Caso”, que teve como orientadora a docente Mariana Nachbar Segnini Silva.

A orientadora relata que “este trabalho foi o estudo de caso de uma paciente atendida durante todo o ano de 2024 na clínica de fisioterapia da Uniara e foi bem interessante pois era uma paciente jovem, que apresentava associação de todas essas patologias, neuralgia de nervo pudendo, o vaginismo e a vulvodínia”. “São patologias que acabam prejudicando muito a vida sexual da mulher, principalmente a neuralgia do nervo pudendo, que acaba levando uma dor na região vulvar, em todo o trajeto do nervo pudendo e acaba prejudicando muito a qualidade de vida da paciente”.

Mariana ressalta que “a paciente teve uma melhora significativa ao longo do ano, com melhora na qualidade de vida, por isso, resolvemos fazer um estudo deste caso para ajudar um pouco e contribuir na literatura, pois são patologias que ainda não tem grandes estudos sobre o tema”. “Este trabalho foi bastante interessante pois as alunas tiveram que estudar bastante sobre os temas e submeter o trabalho ao Comitê de Ética, tendo que realmente fazer a pesquisa toda embasada na literatura e isso acabou trazendo uma experiência prática e teórica muito grande para elas”. “As alunas são muito esforçadas e somente tenho elogios a fazer”, elogia a orientadora.

Mariana conta que “o trabalho foi apresentado no Congresso Brasileiro de Fisioterapia em Salvador, em outubro do ano passado e vamos tentar publicar, pois contribui bastante para a literatura”. “Para a formação delas acredito que tenha um peso muito grande, pois não foi uma simples revisão bibliográfica que foi feita e sim um trabalho científico que pretendemos publicar, então, é um trabalho que pode abrir as portas para um mestrado e para a vida acadêmica”, conta.

A aluna Lorena, representando o grupo afirma que “este trabalho não somente encerrou um ciclo com chave de ouro, mas trouxe também um grande aprendizado sobre as patologias e recursos fisioterapêuticos abordados e maior conhecimento na área da saúde da mulher e fisioterapia pélvica, não podendo deixar de lado as trocas de experiências e saberes entre os membros participantes e a orientadora”. “Podemos afirmar que tudo isso contribuiu significativamente para nossa formação profissional, ainda mais por se tratar de um tema e de uma área de grande apreço”, finaliza.

Mais informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara estão disponíveis no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *