Vereador busca parceria para ampliação de Centro Especializado
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Vereador busca parceria para ampliação de Centro Especializado
Em parceria com o vereador, Galati deseja buscar recursos estaduais, federais e de empresas privadas para …
07JUN2017| 8h26 - IMPRENSA CAM
A fim de apresentar ao fundador do Instituto “Ser diferente”, Orlando Galati, o serviço oferecido pelo município aos portadores de deficiência, o vereador Elias Chediek (PMDB) visitou, nesta segunda-feira (05), as instalações do Centro Especializado em Reabilitação “Doutor Eduardo Lauand” de Araraquara. Chediek e Galati foram recebidos pelo gerente da unidade, Luiz Armando Garlippe, que também foi o idealizador do espaço.
Em parceria com o vereador, Galati deseja buscar recursos estaduais, federais e de empresas privadas para auxiliar às pessoas com deficiência. “A maioria dos deficientes não têm condições de pagar seus tratamentos ou adquirir equipamentos, como próteses e cadeiras de rodas. Por isso, precisam do apoio do governo e da iniciativa privada”, destacou Galati.
Centro Especializado em Reabilitação
Inaugurada em junho de 2016, a instituição atua nas áreas de próteses, órteses, cadeiras de rodas, dispensação de aparelhos auditivos, atendimento multiprofissional e conta com psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e médicos especialistas.
Atualmente, dois mil e quinhentos atendimentos são realizados por mês pela instituição. “Nós já conquistamos muito nessa área, mas queremos expandir o serviço de qualidade oferecido por esse centro”, afirmou Chediek.
São mil e seiscentos metros quadrados de construção. A obra custou R$ 3,5 milhões e mais R$ 1,5 milhão para a aquisição de equipamentos. A maior parte dos recursos é proveniente do Governo Federal.
A unidade possui três setores distintos: O Centro Integrado de Saúde Auditiva (Cisa), para pessoas com problemas auditivos; o Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce (Cedip), voltado para o cuidado de crianças de zero a três anos que precisam de tratamento médico especial; e o Serviço de Atenção em Reabilitação de Araraquara (Sara), para aqueles com necessidade de atendimento fisioterapêutico ou terapêutico.
As demandas são encaminhadas, principalmente, pela rede municipal. O Cisa é o único setor que, além de Araraquara, atende 24 cidades da região, pois recebe recursos do Governo Federal.
Fotos: https://flic.kr/s/aHsm23oJZ9