Secretaria da Saúde admite a vereadores fechamento da Farmácia Popular
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Secretaria da Saúde admite a vereadores fechamento da Farmácia Popular
“O Governo Federal garantia o investimento de R$ 10 mil mensais e uma parceria com a Fiocruz para repor os …
30JUN2017| 8h25 - IMPRENSA CAM
Durante uma reunião da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social da Câmara de Araraquara realizada nesta quinta-feira (29), a secretária de Saúde, Eliana Honain, admitiu aos vereadores presentes — presidente da Câmara, Jéferson Yashuda (PSDB), presidente da comissão, Gerson da Farmácia (PMDB), Edio Lopes (PT) e Paulo Landim (PT) — o fechamento da unidade da Farmácia Popular na cidade.
De acordo com o relato da gestora, após o encerramento do convênio com o Governo Federal, a administração municipal recebeu do Ministério da Saúde, neste mês, um documento que autoriza o fechamento da unidade a qualquer momento. Apesar da autorização, a previsão é de que as atividades serão encerradas após o término dos estoques de medicamentos.
“O Governo Federal garantia o investimento de R$ 10 mil mensais e uma parceria com a Fiocruz para repor os medicamentos, porém, ela não foi renovada em março e mudou a perspectiva de atuação do Ministério da Saúde. Terminando o estoque de medicamentos na Farmácia, vamos fechar as portas”, explicou a secretária.
Apesar do comunicado para finalizar as atividades no município, o órgão local de Saúde não acredita em prejuízo para o atendimento das famílias que necessitam de medicamentos, que podem realizar seus cadastros nas farmácias que possuem convênio com o Ministério ou cadastrar-se nas unidades básicas nos bairros, as quais já contam com dispensa de medicamentos.
“É uma grande perda e um local que facilitava a vida da população com acesso fácil aos medicamentos. Apesar disso, o município continua fornecendo remédios nos postos de saúde, porém, sem a Farmácia Popular centralizada”, afirmou Honain.
Fotos disponíveis no site: https://flic.kr/s/aHskYaPM5m