AraraquaraSLIDER

Aluna da Biomedicina da Uniara estuda alternativa para diminuição do desconforto no tratamento do diabetes


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Aluna da Biomedicina da Uniara estuda alternativa para diminuição do desconforto no tratamento do diabetes
Goma de caju é um dos itens usados na pesquisa de Tais de Cassia Ribeiro

221AGO2017|  7:03   - Assessoria de imprensa da Uniara

A aluna do terceiro ano do curso de Biomedicina e integrante do Laboratório de Biopolímeros e Biomateriais – BioPolMat da Universidade de Araraquara – Uniara, Tais de Cassia Ribeiro, está estudando uma alternativa que busca diminuir o desconforto no tratamento de pacientes com diabetes. Um dos itens utilizados em seu projeto, orientado pelo professor Hernane da Silva Barud e coorientado pela professora Andréia Bagliotti Meneguin, é a goma de caju.

Para o desenvolvimento de seu trabalho, intitulado “Filmes Orodispersíveis Mucoadesivos baseados em Goma Gelana e Goma de Caju como Potencial Estratégia para Administração via mucosa oral de Insulina”, Tais lembra que o Diabetes Mellitus do tipo 1 e alguns casos avançados do tipo 2 são tratados por meio da administração diária de insulina exógena pela via subcutânea. “Embora eficiente em termos de biodisponibilidade, essa via de administração de fármacos é invasiva e causa desconforto, dor e inflamação local, diminuindo a adesão do paciente ao tratamento. Os filmes orodispersíveis são uma alternativa que tem se mostrado bastante viável para administração de insulina”, afirma.

Ela explica que esses filmes “contornam os inconvenientes relacionados à degradação enzimática da insulina, bem como sua baixa permeabilidade intestinal”. “A goma de caju e a goma gelana são polímeros naturais biocompatíveis que podem ser empregados com sucesso no delineamento desses sistemas. Então, o objetivo desse trabalho é desenvolver e caracterizar esses filmes orodispersíveis mucoadesivos para administração mucosa oral da insulina como via alternativa à subcutânea”, esclarece.

Até o momento, os dados levantados mostram, segundo a graduanda, que esses filmes orodispersíveis “têm grande potencial para aplicação, apresentando propriedades desejáveis”. “O desenvolvimento desse estudo é de grande importância, sabendo-se que o Diabetes Mellitus é um problema de saúde pública, e que existem algumas complicações relacionadas ao tratamento da patologia. Esse trabalho vem de encontro a essas complicações e abre uma perspectiva na minimização desse problema, com potencial de real inovação tecnológica”, destaca Tais.

Ela, que teve seu projeto contemplado com uma bolsa da Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular – Funadesp, finaliza mencionando que a goma de caju utilizada nas experiências é disponibilizada pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, por meio da colaboração do professor Edson Cavalcanti da Silva Filho.

Informações sobre o curso de Biomedicina da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *