Câmara encerra visitas para plano de ocupação da Orla Ferroviária
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Câmara encerra visitas para plano de ocupação da Orla Ferroviária
CEE da Câmara encerra visitas técnicas para plano de ocupação da Orla Ferroviária
A Comissão Especial de Estudos (CEE) criada na Câmara Municipal de Araraquara para propor a criação de um plano diretor específico de ocupação da Orla Ferroviária encerrou nesta quinta-feira, dia 11, as visitas técnicas buscando estratégias para área de 1,4 milhão de metros quadrados atualmente ocupada pela ferrovia. O último local visitado foi a oficina de manutenção completa da Rumo Logística Operadora Multimodal S.A (Rumo) empresa responsável pela malha ferroviária, após a fusão com a América Latina Logística (ALL).
Os prédios com 8.400 metros quadrados somente de área construída, fica na Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, no fundo do Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR). É o trecho em que motoristas param no semáforo aguardando o teste das locomotivas. O presidente da CEE, vereador Adilson Vital (PV) esteve acompanhado do também membro Donizete Simioni (PT). Já Jair Martineli (PMDB), que ocupou a vaga deixada por Roberval Fraiz (PMDB), não pôde comparecer.
Na visita monitorada pelo técnico em segurança regional, Willian Roberto Mendonça, e o coordenador da oficina, Rodrigo Sorbo, os vereadores conheceram o espaço em que as locomotivas são revisadas e reformadas. Essa área será absorvida pelo município depois da transferência das atividades de abastecimento e manutenção de composições para o pátio ferroviário de Tutóia. Esse projeto está dividido em duas etapas: a primeira é a construção de novo posto de abastecimento e a segunda, a construção da oficina. Não há previsão de início da obra.
Criada em 14 de julho de 2015, a Comissão de Estudos tem como objetivo colaborar para que a cidade saiba como poderá ocupar a área quando os trens deixarem de circular pelo Centro. Agora, a CEE deve se reunir com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e definir equipes de estudos setorizadas para avaliar propostas para a área. Algumas ideias já foram aceitas como a utilização do espaço para prédios públicos, parque linear arborizado e a implantação de um veículo leve sobre trilhos (VLT) do Jardim das Hortênsias ao Parque Pinheirinho cruzando toda a região central, além de vias de ligação entre o Centro e a Vila Xavier.
Câmara Municipal