Vereador identifica falta de profissionais em unidade de saúde que atende 2 mil famílias
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Vereador identifica falta de profissionais em unidade de saúde que atende 2 mil famílias
A equipe conta atualmente com um pediatra, uma ginecologista, um médico da família, uma dentista e apenas uma enfermeira-chefe e …
22FEV2018| 12:37 – Imprensa Câmara – Foto: ©Câmara Municipal de Araraquara
Em mais uma ação de vistoria às unidades de saúde do município, o presidente da Comissão de Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, vereador Gerson da Farmácia (MDB), esteve na manhã desta quarta-feira (21) na Unidade de Saúde da Família (USF) “Professor Doutor Ray de Paula e Silva”, no bairro Altos do Pinheiros II. Com equipamentos e manutenção em ordem, a entidade, porém, carece de mais profissionais e de área adequada para a recreação da população atendida.
A equipe conta atualmente com um pediatra, uma ginecologista, um médico da família, uma dentista e apenas uma enfermeira-chefe e uma técnica de enfermagem, para atender aproximadamente 2 mil famílias, totalizando cerca de 5 mil pessoas. “Pela nossa demanda, teríamos que ter, no mínimo, quatro técnicas. Mas só temos três, sendo que duas estão afastadas”, informou a enfermeira-chefe, Milena.
Espaço para atividade física
A Doutora Ana Rita, por sua vez, questionou a demora na realização de exames de imagens. “Pedi um ultrassom para uma paciente com nódulo no seio em fevereiro de 2017, mas o ultrassom só foi agendado para novembro do ano passado”, apontou, lembrando que, na maioria das doenças, a agilidade no início do tratamento é fundamental para a pronta recuperação.
Outra necessidade levantada por todos os profissionais é de um espaço adequado para a realização de atividades físicas. “A prática regular de exercícios é essencial, tanto para a prevenção quanto para a promoção da saúde”, enfatizou o Doutor Mateus de Carvalho. O médico lamentou também a saída da educadora física, que promovia aulas de zumba, na calçada em frente à USF.
O vereador Gérson da Farmácia agradeceu pelos apontamentos feitos e se comprometeu a levar todas as reivindicações para a Secretaria da Saúde. “Estamos aqui justamente para ouvir a demanda dos profissionais da saúde e da comunidade, a fim de melhorar a prestação de um serviço tão essencial à população”, afirmou.
Confira fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmeDc7c5