Lula quer ‘resistência pacífica’ e cogita não se entregar à PF
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Lula quer ‘resistência pacífica’ e cogita não se entregar à PF
O ex-presidente ainda está conversando com seus advogados
7:36 |Folhapress / Prazo |2018ABR06
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cogita não se entregar à Polícia Federal nesta sexta-feira (6) e quer “resistência pacífica” em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no ABC paulista.
O ex-presidente avaliava se entregar, mas decidiu repensar essa possibilidade após a decisão de Moro, que expediu seu mandado de prisão nesta quinta-feira (5) antes de encerrados os embargos no TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4a Região).
Lula ainda está conversando com seus advogados, mas disse a aliados que postura de Moro foi “arbitrária” e que, portanto, estava reavaliando uma possível apresentação voluntária à cúpula da polícia. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que está com o ex-presidente em São Bernardo do Campo, revelou que Lula só vai decidir na sexta se se entrega ou não.
Segundo dirigentes petistas, a militância do partido e integrantes de movimentos sindicais e sociais -base histórica da sigla-, além de parlamentares, farão uma espécie de vigília a partir da noite desta quinta no Sindicato dos Metalúrgicos, um dos berços do partido.
Lá devem esperar que a PF busque o ex-presidente e o leve a Curitiba. Lula quer que as pessoas se mobilizem, mas não estimula nenhuma reação violenta para impedir que ele seja preso.
Como mostrou a Folha de S.Paulo, o diretor-geral da Polícia Federal, Rogério Galloro, escalou emissários para negociar com o PT os termos para a prisão do ex-presidente.
Três pessoas próximas a Lula foram procuradas com o objetivo de abrir diálogo para acertar as condições e o local do encarceramento.
O ideal para a cúpula policial é que o petista se apresente por conta própria na sede da PF, em Curitiba, onde há uma sala que foi adaptada para virar a cela que receberá o ex-presidente. Dentro dela, uma cama, uma mesa e um banheiro exclusivo.
Nesta quarta-feira (4), o STF (Supremo Tribunal Federal) negou, por 6 votos a 5, o habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente e acelerou o relógio para que Moro cumprisse a ordem de prisão contra Lula.
SINDICATO
Petistas estão se organizando para o ex-presidente Lula passar a noite em vigília com os sindicalistas no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.
Eles estão se mobilizando para ele não se entregar. A ideia é ter a imagem da PF entrando no sindicato para tirá-lo de lá.
O local é simbólico para os petistas, onde Lula começou sua vida pública. Com informações da Folhapress.