Nicarágua: mortes em protestos podem equivaler a assassinatos ilegais
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Nicarágua: mortes em protestos podem equivaler a assassinatos ilegais
Pelo menos 25 pessoas morreram
8:44 |Lusa / ONU |2018ABR24
O Escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos denunciou nesta terça-feira (24), que várias das mortes que aconteceram durante os protestos antigovernamentais na Nicarágua poderiam equiparar-se a assassinatos ilegais.
O organismo da ONU pediu às autoridades nicaraguenses uma investigação rápida, profunda, independente e transparente dessas mortes.
“É essencial que todas as alegações de uso excessivo da força pelos agentes policiais e por outros corpos de segurança sejam efetivamente investigadas e que todos os responsáveis assumam as suas responsabilidades”, referiu a porta-voz.
Mais de duas de dezenas de pessoas, entre as quais um jornalista, morreram durante os protestos na Nicarágua contra a reforma da segurança social do Governo do Presidente Daniel Ortega.
As manifestações tiveram início na última quarta (18), na capital, Manágua, e em León, alargando-se a outras zonas do país.
Os protestos ficaram mais sérios na sexta (20), o terceiro dia de manifestação, com confrontos com a polícia e danos em edifícios governamentais em Manágua e outras cidades em todo o país.
Quatro canais de televisão independentes foram impedidos pelo Executivo, na quinta (19), de fazer a cobertura das manifestações.
Na sequência dos protestos, o presidente renunciou à controversa reforma na segurança social no domingo (22). Com informações da Lusa.