Morango pode ajudar a combater infecções gástricas e câncer do estômago
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Morango pode ajudar a combater infecções gástricas e câncer do estômago
O estudo foi desenvolvido na Universidade de Coimbra, em Portugal
8:32 |LUSA | 2018JUN18 |
A folha do morangueiro silvestre tem benefícios múltiplos para a saúde, concluiu um estudo desenvolvido na Universidade de Coimbra, em Portugal.
A investigação está sendo feita por uma equipe de especialistas das faculdades de Farmácia (FFUC) e de Medicina (FMUC). Tendo como objetivo avaliar a atividade da bactéria anti-H. pylori de diversos extratos de plantas, a investigação evidenciou igualmente que “o extrato da agrimônia (Agrimonia eupatoria L.), uma planta da família das Rosaceae, é também um bom candidato para a terapêutica desta bactéria que se aloja no estômago do ser humano, afetando cerca de 50% da população mundial”.
Embora muitos dos indivíduos não cheguem a desenvolver doenças associadas ao Helicobacter pylori, quando isso acontece os tratamentos disponíveis atualmente são muito agressivos, exigem a administração de “três antibióticos em simultâneo, associados a um protetor gástrico (inibidor da bomba de protões), durante duas semanas”, sublinha, citada pela UC, Maria Manuel Donato, investigadora da FMUC e coordenadora da investigação.
Trata-se de “uma terapêutica muito agressiva, com diversos efeitos secundários, o que leva a que facilmente as pessoas abandonem o tratamento antes do seu fim, com tudo o que isso implica, como o aumento da resistência a antibióticos”, acrescenta a coordenadora do estudo, que já foi publicada no Journal of Functional Foods.
É importante, por isso, acentua a investigadora, “investigar o efeito antibacteriano de extratos de plantas como alternativas terapêuticas e/ou complementares do tratamento”.
Os resultados obtidos neste estudo, “apesar de preliminares, abrem caminhos para o desenvolvimento de novos fármacos”, sustenta Maria Manuel Donato, indicando que “os extratos de Agrimonia eupatoria L. e de Fragaria vesca mostraram efeito anti-H. pylori, independente da virulência e da resistência aos antibióticos apresentada por esta bactéria, com o extrato das folhas de morango a ser o mais ativo e a respectiva fração enriquecida em elagitanina a mais eficaz contra a bactéria”.
Nas experiências realizadas em linhas celulares gástricas — em denominados isolados clínicos de Helicobacter pylori — com diferentes perfis de resistência aos antibióticos e de virulência, a equipe de especialistas conseguiu “determinar a concentração adequada de cada extrato para inibir a bactéria”, adianta a UC.
Este trabalho científico surgiu na sequência de um estudo epidemiológico sobre Helicobacter pylori, realizado pelo grupo ao qual pertence Maria Manuel Donato, em colaboração com o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC).
Os extratos foram fornecidos pela docente e investigadora Teresa Batista, do Laboratório de Farmacognosia da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Com informações da Lusa.