O que é adenomiose, o problema ginecológico ‘dez vezes mais doloroso que o parto’
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
O que é adenomiose, o problema ginecológico ‘dez vezes mais doloroso que o parto’
A adenomiose é um transtorno que ocorre quando as células de revestimento do útero (endométrio) se incrustram nas…
13:17|BBC BRASIL |2018JUL20|
As britânicas Zélie, Lisa e Jennifer têm adenomiose, um transtorno ginecológico que, no pior dos cenários, provoca uma forte dor pélvica e sangramento abundante.
“Eu não podia usar nada além de calças pretas no trabalho”, conta Jennifer. “E ainda assim eu sangrava tanto que tinha que voltar para casa e mudar de roupa na metade do dia. Já sangrei diversas vezes no sofá de amigos. Sofri dessa doença por anos.”
A adenomiose é um transtorno que ocorre quando as células de revestimento do útero (endométrio) se incrustram nas fibras musculares da parede uterina.
- Doença sexualmente transmissível pouco conhecida se alastra e alarma médicos por resistência a antibióticos
- Johnson & Johnson é condenada a pagar R$ 18 bi de indenização por câncer atribuído a talco
Segundo a Organização Mundial da Saúde, uma de cada 10 mulheres no mundo pode ter adenomiose. A doença pode afetar qualquer mulher que menstrue, independentemente da idade.
Em alguns casos, a doença pode não ter sintomas. Por isso, estima-se que muitas mulheres tenham adenomiose e nem saibam.