Homens armados invadem navio com cocaína próximo ao Porto de Santos
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Homens armados invadem navio com cocaína próximo ao Porto de Santos
Ninguém foi preso até o momento
8:20 |ID News/Notícias ao Minuto|2018AGO08|
Homens armados invadiram o navio italiano ‘Grande Francia’ e renderam a população neste domingo (12) a 15 quilômetros do acesso ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Nesta segunda-feira (13), a Polícia Federal encontrou 1,3 tonelada de cocaína a bordo do cargueiro.
O capitão foi avisado da invasão por meio dos marinheiros. “Imediatamente quando percebeu a situação, o comandante disparou o alarme de pânico e trancou o passadiço. O aviso serviu de alerta para os demais tripulantes também se trancarem onde estavam”, explicou Luciana Fuschini, delegada da Polícia Federal.
O pedido de socorro foi atendido pela equipe da Praticagem de São Paulo, que acionou o Núcleo Marítimo da Polícia Federal (Nepom) e Militares do recém-ativado Grupamento de Patrulha Naval Sul-Sudeste, da Marinha.
A operação foi impedida pelo mar agitado, que chegou a ter ondas de mais de 2,5 metros. “Ficamos de prontidão e nos comunicando com o capitão via telefone e rádio a todo o momento. Eles estavam assustados, mas todos da tripulação estavam em locais seguros e não havia ninguém machucado”, explicou a delegada.
Ainda segundo a apuração do G1, a ação criminosa durou cerca de duas horas. Os criminosos escaparam do local da mesma forma que chegaram ao navio: por meio de uma embarcação alumínio de cinco metros de comprimento. Quando eles deixaram o navio, o comandante disse aos polciais que dois contêineres foram abertos e revirados.
“Verificamos, na verdade, que os contêineres abertos e revirados eram uma distração para todos. Em outros dois contêineres, encontramos 41 bolsas pretas, algumas ainda molhadas [pelas ondas ou chuva], que estavam com mais de 1,2 mil tabletes de cocaína”, afirmou Luciana.
A droga foi descarregada e a embarcação foi retida. Na última terça-feira (7), narcotraficantes foram flagrados por câmeras içando 1,2 tonelada de cocaína ao navio ‘Grande Nigéria’.
“Ainda é cedo para afirmamos, mas é certo que os casos podem estar ligados e ser a mesma quadrilha atuando. Eles tentaram despistar a ação da polícia levando a droga até o mar, mas conseguimos localizar e apreender, mais uma vez”, afirmou a delegada.
Nas duas ocorrências, ninguém foi preso. Autoridades abriram um inquérito para investigar o caso.