Turismo apresenta orçamento para 2017
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Turismo apresenta orçamento para 2017, ABATur questiona detalhamento dos indicadores e respectivos valores estimados
10:42| 13/05/2016 Théo Bratfisch
Nesta quarta-feira, em 12 de maio, aconteceu a Audiência da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2017 que apresentou o programa Planejamento e Gestão do Turismo. A gerente administrativa municipal, Luzia Regina Bueno, informou que a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Turismo e Desenvolvimento Social, através da Coordenadoria Executiva de Turismo e Eventos, tem como objetivo, a promoção e sensibilização de empresas e da população a fim de estabelecer padrões profissionais e culturais, quanto ao atendimento das demandas turísticas com qualificação e capacitação de todos os setores envolvidos; além de divulgar as potencialidades comerciais e turísticas do município com intuito de ampliar a oferta de serviços e captar recursos para revitalizar os corredores comerciais e o Centro de Eventos de Araraquara transformando-os em polo de referência turística e de eventos da região Centro Norte Paulista. Justifica que o total estimado para o programa no valor de R$ 327.983,20 se refere ao desenvolvimento do perfil do município para transformá-lo através dos indicadores apresentados, como polo de realizações do segmento do Turismo de Negócios, intensificando ações de fortalecimento dos diversos setores que o Turismo abrange, o gastronômico, rural, religioso, esportivo e de aventura. Apresentou como metas, revitalização do Centro de Eventos, promover cursos de capacitação, manutenção do galpão destinado para exposição de artesanato em Bueno de Andrada, eventos de interesse público e calendário de eventos, workshop e eventos, campanhas de participação em eventos, composição de stand, como também, parte do recurso total a ser destinado para a manutenção das atividades da Coordenadoria de Turismo e Eventos.
Na ocasião, o publicitário Théo Bratfisch, presidente da ABATur – Associação de Bueno de Andrada para Cultura e Turismo Rural, se manifestou questionando sobre os custos estimados para cada item descrito como indicadores, já que o custo total foi estimado com base nestes custos preliminares. A palavra foi repassada para secretária municipal, Marimar Guidorzi, que se confundiu com o assunto que desconhecia e passou a resposta do questionamento para Renato Vieira Coelho, técnico da Controladoria Geral do Município, o qual, informou que o detalhamento dos itens indicadores das atividades e seus respectivos custos serão apresentados em setembro na ocasião da aprovação da Lei Orçamentária de Araraquara. O presidente da ABATur comentou o panorama de atividades de iniciativa privada para desenvolvimento econômico pelo Turismo Rural em Bueno de Andrada, que geram emprego e renda na localidade rural desde 2009, reforçando a necessidade do Plano Diretor de Turismo. Bratfisch, pontuou que até então, em sete anos, a Coordenadoria de Turismo e Eventos não apresentou sequer o Calendário Oficial de Eventos e nunca disponibilizou a Agenda de Eventos Públicos e Privados. O presidente da ABATur lembrou que foi desmentido por duas vezes pela coordenadora de Turismo e Eventos, Eneida Miranda de Toledo, sobre a existência do Conselho Municipal de Turismo – Comtur, inoperante, que a mesma afirmava existir, quando posteriormente, o prefeito municipal nomeou os membros do Comtur, em abril de 2015. Ele também questionou o valor estimado que se refere ao indicador em 100% para manutenção das atividades da Coordenadoria de Turismo e Eventos, que não souberam informar o valor e nem do que se trata este item indicador. O programa Planejamento e Gestão do Turismo da Coordenadoria de Turismo e Eventos contempla o Turismo de Negócios, explorado pela empresa Morada do Sol Turismo e Eventos S.A.. Já o Plano Diretor de Turismo de Araraquara deverá ser apresentado em breve, já que foi custeado em rateio junto da iniciativa privada.