Barcelona e Real Madrid fazem clássico cercado de tensão política
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Barcelona e Real Madrid fazem clássico cercado de tensão política
| IDNews |Estadão Conteúdo | Via Notícias ao Minuto |Brasil|
Questões políticas regionais da Espanha chegaram ao Futebol
IDN/Esportes
Pouco mais de dois meses após ser remarcado por questões políticas, o clássico Barcelona x Real Madrid, no Camp Nou, acontece nesta quarta-feira cercado de tensão. Dentro de campo, o jogo atrasado da 10ª rodada do Campeonato Espanhol vale a liderança isolada do torneio, já que as duas equipes estão empatadas com 35 pontos. Fora das quatro linhas, o catalães prometem um novo protesto do movimento independentista.
Visto como um dos maiores orgulhos da região da Catalunha, o Barcelona já disse que os torcedores poderão se manifestar politicamente também dentro do Camp Nou, mas de forma pacífica.
“O Camp Nou é um espaço de expressão livre. Vivemos um momento complicado, mas tudo é compatível com o futebol, se for em paz. O Barcelona está se preparando para o jogo como de costume. Falaria para todos virem ao Camp Nou como sempre fazem, com amigos, com família”, disse o presidente do Barça, Josep María Bartomeu.
A Catalunha mergulhou em uma crise por conta do separatismo, agravada recentemente pela condenação à prisão de vários líderes do movimento independentista, que realizaram um referendo apesar da proibição do governo espanhol. Desde 2017, a região convive com diversos protestos e tentativas de negociação por parte de catalães separatistas.
Existe um governo regional catalão e outras instituições, como polícia e uma Suprema Corte, que estão subordinadas ao Estado da Espanha. Os separatistas, no entanto, acreditam que a área recebe um repasse pequeno do governo federal e pagam excessivos impostos em comparação com a riqueza de R$ 1,19 trilhão que geram para a economia do país.
As autoridades confirmaram um contingente de 3 mil agentes de segurança, públicos e particulares, para garantir a realização do confronto. Devido ao entorno imprevisível no Camp Nou, Barcelona e Real Madrid devem se concentrar no mesmo hotel e sair juntos rumo ao estádio. “Disseram que temos que sair juntos e vamos sair juntos, não há nada mais a explicar em relação a isso. No fim, o que temos que fazer é colocar nossa energia no campo de jogo e pensar que vamos jogar, de resto podemos ficar falando sobre isso a semana toda”, disse Zinedine Zidane.
EM CAMPO – Líder do Espanhol por ter uma vitória a mais que o Real Madrid, 11 contra 10, o Barcelona defende uma invencibilidade de seis partidas contra seu maior rival no nacional. A última derrota do Barça no clássico foi em 2016.
O confronto também coloca frente a frente os dois principais artilheiros do nacional. Acostumado a disputar com Cristiano Ronaldo o Troféu Pichichi, dado ao máximo goleador do Espanhol, Messi desta vez divide o posto com o francês Benzema. Ambos balançaram as redes em 12 oportunidades.
Sem atuar com regularidade, o brasileiro Arthur é dúvida para o jogo. Segundo a TV3, da Catalunha, o volante teria agravado sua lesão no púbis ao praticar snowboard em uma estação localizada em Andorra. Segundo o veículo, ele estaria acompanhado do outro brasileiro do elenco do Barça, o goleiro Neto.
Pelo lado do Real, Marcelo, Hazard, James Rodríguez, Lucas Vázquez e Asensio estão lesionados e fora de combate. Assim, os jovens brasileiros Rodrygo e Vinicius Junior podem ganhar uma chance com Zinedine Zidane, seja no time titular ou como opção no banco de reservas.