Educação & Cultura

Alunas da Uniara analisam uso do ácido hialurônico no tratamento das disfunções temporomandibulares


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

TCC de Marielly Vieira Costa e Isabella Blaya Biffe foi orientado pela professora Ana Lúcia Franco Micheloni


As alunas da graduação de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Marielly Vieira Costa e Isabella Blaya Biffe, apresentaram o estudo “O uso do ácido hialurônico no tratamento das disfunções temporomandibulares” como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, orientadas pela professora Ana Lúcia Franco Micheloni.

“Nosso rosto possui uma articulação chamada temporomandibular e, quando ela não está realizando os movimentos corretos, chamamos de disfunção temporomandibular. Afeta grande parte da população, pois o que a causa são algumas situações do dia a dia, como estresse e outros fatores emocionais como traumas e acidentes, além de bruxismos e de o indivíduo possuir uma mordida errada, entre outros”, contextualizam Costa e Biffe.

Elas explicam que a disfunção leva a alguns “sintomas que incomodam, como dor no rosto e dor de cabeça, sons de estalos ao abrir a boca, dor ao mastigar e diminuição da capacidade de abertura da boca, entre outros”. “Nosso trabalho foi uma revisão de literatura sobre o uso do ácido hialurônico para tratar essa disfunção. Ele possui várias vantagens, é biocompatível com o nosso corpo – afinal, temos ácido hialurônico nas nossas articulações -, é lubrificante e anti-inflamatório, e seu uso é uma forma de tratamento conservadora”, destacam.

Como conclusão do TCC, as estudantes apontam que o ácido hialurônico “traz bons resultados clínicos”. “Os pacientes que chegam com dor e limitação de abertura de boca saem sem nenhum desses sintomas”, afirmam Costa e Biffe.

Micheloni reforça que o estudo de suas orientandas “discorre sobre uma modalidade conservadora e atual para o tratamento das disfunções temporomandibulares articulares inflamatórias e degenerativas – com desgaste ósseo – por meio de viscossuplementação das articulações temporomandibulares – ATM”.

“A técnica tem ganhado espaço entre as modalidades terapêuticas por apresentar resultados muito promissores, com poucos e raros efeitos colaterais. A aplicação do hialuronato de sódio nas ATM permite hidratação e nutrição da articulação, o que contribui para o equilíbrio e estabilização do processo degenerativo”, finaliza a docente.

Informações sobre o curso de Odontologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *