Alunas de Arquitetura e Urbanismo da Uniara desenvolvem projeto de casa sustentável
Trabalho de extensão foi desenvolvido para atender moradores de áreas periféricas e rurais
As alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Aline Ferrara, Ana Beatriz Abdalla Goissis, Laura Lombardo, Natali Bernardino e Viviane Cardoso, elaboraram um projeto de casa sustentável de pau-a-pique para a disciplina de Estudos Socioeconômicos, ministrada pela docente Nádia Pizzolitto.
Ana Beatriz, representando o grupo, relata que, “nas aulas de estudos socioeconômicos, estudamos assuntos relacionados à sustentabilidade”. “Escolhemos um tema que, se fosse viável, poderia contribuir para melhorar a sustentabilidade de áreas periféricas e assentamentos rurais. Dessa forma, poderíamos levar a essas áreas menos favorecidas informações e inovações tecnológicas que poderiam tornar mais sustentáveis as condições de vida e organização dessas áreas”, afirma.
Ela enfatiza que, “no que se refere à construção de moradias, aproveitamos materiais recicláveis que poderiam ser melhor aproveitados, condições de higiene melhoradas com a construção de fossas cépticas, armazenagem de água potável em condições aceitáveis, reciclagem e melhor aproveitamento do lixo reciclável – jogado por toda parte – e, mesmo os não recicláveis, poderiam ser tratados e usados como fonte de compostagem para, posteriormente, ser aproveitada em hortas comunitárias”, relata.
A aluna conta que “o projeto foi pensado para atender a moradores de áreas periféricas e rurais, como os assentamentos, que seriam convidados a fazer parte do projeto, e profissionais voluntários com formação adequada para levar informações inovadoras e tecnológicas que, não sendo de alto custo, trariam a essas comunidades mais organização, economia, aproveitamento e cuidado com o meio ambiente”.
De acordo com Nádia, no curso de Arquitetura e Urbanismo, em sua disciplina de Estudos Socioeconômicos, “o objetivo da entrega é apresentar um produto sustentável, visando à questão socioeconômica, com metodologia Canvas na proposta de desenvolvimento de produto”, finaliza.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|