Educação & Cultura

Alunas de Arquitetura e Urbanismo da Uniara realizam ação beneficente na Vila Vicentina

Atividade consistiu na arrecadação e entrega de agasalhos para lar de idosos


As alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Ana Carolina Reina da Silva, Barbara Beatriz Madeira da Cruz, Gabriela Luiza Martins, Laura Castro Maeda, Maria Clara Silva, Maria Eduarda Gomes do Nascimento e Paloma Marques da Silva, realizaram uma ação que consistiu em arrecadar e doar agasalhos para a Vila Vicentina, em Araraquara. Este trabalho de extensão fez parte da disciplina de Administração e Empreendedorismo, ministrada pela docente Nadia Pizzolitto.

Ana Carolina, representando o grupo, conta que “a ideia surgiu quando observamos uma necessidade específica no asilo, como a falta de agasalhos, e do objetivo da disciplina de empreendedorismo de criar soluções práticas e impactantes”. “O projeto aplicou conceitos como a gestão de recursos, captação de fundos e marketing para um propósito social”, explica.

“Eles receberam as doações de agasalhos. Embora o projeto tenha sido aberto a todos em termos de participação, o benefício foi direcionado aos residentes do asilo. Foram arrecadadas 65 peças entre agasalhos e roupas de frio”, informa a aluna.

Ela avalia que “este tipo de trabalho é fundamental na nossa formação profissional, porque nos ensina a desenvolver empatia, responsabilidade social e habilidades de trabalho em equipe”. “Participar de projetos sociais, como a doação de agasalhos para um asilo, nos ajuda a compreender melhor as necessidades da comunidade e a aplicar nosso conhecimento em ações práticas que fazem a diferença na vida das pessoas. Isso nos torna não apenas profissionais mais capacitados, mas também cidadãos mais conscientes”, ressalta Ana Carolina.

Nádia explica que “a proposta da disciplina de Empreendedorismo é que os estudantes aprendam a elaborar projetos de uma forma real, onde, por meio de situações práticas e teóricas, consigam aplicar isso e realmente vivenciarem e experimentarem realidades em que coloquem a mão na massa e façam acontecer”. “A base é a questão do empreendedorismo, no projeto direcionamos para o empreendedorismo social, onde eles optam por uma instituição, analisam a situação e escolhem como pode ser interessante aplicar a questão empreendedora”, detalha.

Ela destaca que “foi aplicada a metodologia ABP, formato que permite que o aluno seja o protagonista do aprendizado, isto é, aprende além da leitura e da sala de aula, colocando a ‘mão na massa’ para aprender e desenvolver a ideia de trabalhar em equipe”.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Beatriz Aied, explica que “além de atender a sociedade e a comunidade em geral, esses trabalhos de extensão vêm para mostrar ao aluno a importância do trabalho deles e como isso vai refletir na vida das pessoas e como pode melhorar e trazer benefícios para a vida delas”. “São levantadas várias demandas no curso: ‘O que estamos precisando?’, ‘O que podemos trabalhar para justamente trazer estes benefícios?’ e ‘O que a sociedade está precisando, em termos não só de arquitetura, mas também de outras disciplinas que a gente trata no curso’”, finaliza.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *