Alunas de Design de Moda da Uniara realiza projeto de arte terapia com produção de tintas naturais
Projeto foi aplicado na Casa da Criança Cristo Rei
As alunas do curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara – Uniara, Alice Maturano, Fernanda Castilho Estupiña, Giovana Pereira Salto, Karen Medeiros Silva, Larissa Bonani França e Mariana Freitas, realizaram, como projeto de extensão nas disciplinas de Comportamento do Consumidor e Empreendedorismo Social, ministradas pela professora Nádia Pizzolitto, uma atividade de arte terapia com as crianças atendidas pela Casa da Criança Cristo Rei, em Araraquara.
Denominado ‘Crianças Aquarelas’, a ideia do projeto, segundo Giovana, “surgiu do intuito de inspirar e estimular o lado artístico das crianças, por meio da arte terapia com uma oficina de pintura de mandalas, que auxilia na expressão e comunicação de sentimentos, criatividade, ansiedade e contribui para a concentração”. “Usamos tintas naturais com materiais acessíveis e ensinamos as crianças a como fazê-las. Também entregamos um calendário especial com diversas atividades para que possam colocar em prática ao longo dos meses, criando um ambiente mais descontraído”, relata ela, em nome do grupo.
A aluna conta que, “na avaliação do grupo, esse tipo de trabalho é importante para a formação profissional, pois proporciona experiência prática em gestão de negócios, empreendedorismo e atendimento aos clientes”, comenta.
Nádia explica que “a proposta da disciplina de Empreendedorismo é que os estudantes aprendam a elaborar projetos de uma forma real, onde, por meio de situações práticas e teóricas, consigam aplicar isso e realmente vivenciarem e experimentarem realidades em que coloquem a mão na massa e façam acontecer. Esta é a base da questão do empreendedorismo social, onde eles optam por uma instituição, analisam a situação e escolhem como pode ser interessante aplicar a questão empreendedora”.
Ela destaca que “foi aplicada a metodologia ABP, formato que permite que o aluno seja o protagonista do aprendizado, isto é, aprende além da leitura e da sala de aula, colocando a ‘mão na massa’ para aprender e desenvolver a ideia de trabalhar em equipe”.
“As alunas fizeram um trabalho bem diferenciado, escolheram, dentro dessa instituição, e desenvolveram a proposta de uma atividade lúdica, que pudessem colocar em prática. A proposta foi que lançassem um produto que tivesse um diferencial ou uma prestação de serviço. Elas optaram pela produção de tintas à base de argila e corantes naturais. Com essa tinta produzida, foram até o local para as crianças pintarem mandalas, que têm todo um cunho de questão emocional, de anti-ansiedade”, explica a docente.
A coordenadora do curso, Viviane Xavier Ferreira, conta que “a proposta é justamente eles escolherem temas pertinentes de uma forma geral ao meio ambiente, mas que é um dos tripés da sustentabilidade, já que ela tem o viés econômico, social, político e ecológico”. “Esta é uma forma de prepararmos esses futuros profissionais, e eles já terem uma consciência ou desenvolverem novas habilidades ou aprimorarem as já adquiridas nos ensinos infantil, fundamental e médio, de forma que mudemos a cultura de uma nação, para que se tenha um mundo melhor”, finaliza.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|