Alunas de Fisioterapia da Uniara iniciam pesquisa sobre tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Alunas de Fisioterapia da Uniara iniciam pesquisa sobre tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial
Estudo rendeu bolsa do PIBIC/CNPq a uma das integrantes do grupo
27JUL2017| 16:47 - Assessoria de imprensa da Uniara
A estudante do segundo ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Naiara Capi, foi contemplada no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq da instituição, pelo trabalho “Comparação de afetividade das técnicas de liberação miofascial instrumental e laserterapia no tratamento de pontos gatilho miofasciais”, desenvolvido com as colegas do quarto ano, Júlia Flório Cyrino Nogueira e Thais Jacovenze Vendramini, e pelo professor Artur César Amaral, sob orientação da docente da graduação, Andréa Corrêa Carrascosa.
“O estudo tem como objetivo principal identificar qual o melhor recurso no tratamento da Síndrome Dolorosa Miofascial – SDM. Essa síndrome atinge principalmente a população feminina, sendo uma das causas mais comuns no relato de dor muscular e incapacidade, afetando principalmente a região cervical (pescoço), incluindo o músculo trapézio”, explica Jéssica.
Ela aponta que os recursos a serem comparados são: a liberação miofascial instrumental, “que é o tratamento da mobilização do tecido muscular, utilizando-se um instrumento de aço, e a Laserterapia, técnica que faz a utilização do laser”.
Como pontos positivos, a aluna destaca que o projeto, além de trazer benefícios importantes para as participantes, como a redução da dor e a melhora funcional, “a identificação do melhor recurso para o tratamento da SDM poderá direcionar os tratamentos fisioterapêuticos de forma adequada, e contribuir para outras pesquisas na área”.
O estudo, de acordo com Jéssica, está na fase de recrutamento das participantes. “Iniciaremos a divulgação do trabalho na Uniara para que as estudantes interessadas entrem em contato e sejam avaliadas. Aquelas que apresentarem os critérios de inclusão serão tratadas”, finaliza.
Informações sobre o curso de Fisioterapia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.