Educação & Cultura

Alunas de Pedagogia da Uniara desenvolvem jogo para ajudar na compreensão da Matemática

Megamática pode ser jogado por crianças e adultos


As alunas do curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabrielly Garcia, Amanda Gomes Sardinha, Vivia Larissa Maciel Cardoso, Beatriz Souza Santos, Tainara Madalena Ferreira, Rebbeca Lorenna da Costa Calselin e Marcela Pavani da Silva criaram como trabalho de extensão um jogo envolvendo matemática. Chamado de “Megamática” pode ser jogado por crianças a partir dos quatro anos e até adultos. O projeto de extensão, desenvolvido na disciplina de Comportamento do Consumidor, ministrada pela docente Nádia Pizzolito, foi criado como ferramenta no aprendizado da matemática de forma mais dinâmica.

Gabrielly, representando o grupo, conta que “tínhamos que desenvolver algum projeto inovador onde resolvesse algum problema da comunidade, eu gosto bastante de matemática, porém o resto da equipe inteira não tem esse amor pela área, o que na realidade é visto no dia a dia com a maioria das pessoas”. “A matemática é vista como algo maçante e chato. Nisso, tivemos a ideia de melhorar o ensino dela, talvez mudando a dinâmica e mostrando que pode ser algo divertido e para que as pessoas parem de ver como algo difícil. O projeto foi aplicado na sala de aula da nossa turma e com cinco crianças, de quatro e cinco anos, de uma escola particular de Araraquara”, relata.

Ela explica que “o jogo atinge um amplo público, além de crianças, pode ser utilizado por adolescentes e até mesmo adultos”. “O protótipo está com o grupo. É bem interessante desenvolvermos novos modos de trabalhar as disciplinas que, futuramente, nós como pedagogos daremos em sala de aula. Ver desde já que podemos mudar o caderno e o lápis por materiais mais dinâmicos e atraentes para as crianças”, enfatiza Gabrielly.

Nádia afirma que “nessa disciplina, as alunas tiveram que empregar a metodologia CANVAS, mas com outro modelo de metodologia”. “O primeiro é o Business CANVAS, e esse é um modelo no qual analisamos muito mais o consumidor – quais são as dores daquele cliente, suas necessidades e o que pode ser feito, analisando-se o mercado, para se tentar sanar essas dores e melhorar a situação desse cliente, com relação à entrega de produto ou a prestação de serviço”, finaliza.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

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