Educação & Cultura

Alunas de Psicologia da Uniara avaliação atuação de profissional da área junto a equipe de cuidados paliativos no âmbito hospitalar


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Estudo foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso


As alunas de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Amália Oliveira de Souza, Beatriz Piffer e Vitória Camargo, apresentaram como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC o estudo “Atuação do psicólogo junto a equipe de cuidados paliativos no âmbito hospitalar”, orientado pela docente Daniela Cristina Muchinhato Ambrósio.

“Nessa revisão bibliográfica buscamos, em artigos publicados nos últimos dez anos, pesquisas que mostrassem a atuação do profissional da Psicologia atuando conjuntamente e de forma integral com a equipe multiprofissional de Cuidados Paliativos dentro do hospital. Os Cuidados Paliativos são uma abordagem de tratamento na qual tem como objetivo a qualidade de vida do paciente que possui alguma doença crônica que ameaça a vida, na qual muitas vezes não tem possibilidade de cura, como por exemplo: doenças cardiovasculares, neoplasias (câncer) e o HIV”, relata as alunas.

De acordo com elas, “esses cuidados também são oferecidos aos familiares e precisa de uma equipe multiprofissional atuando de forma ativa para cuidar de todos os aspectos do paciente hospitalizado, não apenas o corpo físico, mas também o psicológico e social”.

“Para que isso aconteça precisa-se, além do profissional da medicina, o da psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, enfermagem, nutrição etc. Dessa forma, observamos como se dava essa atuação no dia-a-dia e na prática hospitalar da Psicologia e a equipe, e foi observado que, apesar de muitas normativas e leis previstas sobre os cuidados paliativos, muitos profissionais se encontram despreparados e atuam de forma individual, podendo afetar o atendimento do paciente, já que muitas vezes não é ofertado o cuidado de forma ampla, visto que nem sempre a troca de informações e comunicação entre a equipe acontece. No entanto, percebemos que a Psicologia auxilia muito a equipe nesses desafios frente aos cuidados paliativos, podendo ser visto o início de uma interação entre a equipe”, explicam Amália, Beatriz e Vitória.

As alunas contam que “o grupo sempre teve em mente um estudo na área da saúde e da Psicologia hospitalar”. “O tema sofreu mudanças no decorrer do processo, mas foi necessário para que nos deparássemos com essa pesquisa que tem um olhar sensível e importante, principalmente por questões pessoais de uma das integrantes do grupo. Apesar das dificuldades de conciliar trabalho e provas com a escrita do TCC, o tema foi essencial para que nos cativasse e motivasse a continuar”, orgulham-se.

Para Daniela, “o trabalho realizado pela Beatriz, Amália e Vitória mostra sua relevância ao nos apresentar um panorama da produção científica relacionada à interface entre a Psicologia hospitalar e os cuidados paliativos”. “Reforça ainda os cuidados paliativos como política pública e assistência em saúde, que precisa ser debatida e estruturada. E evidencia a importância da interprofissionalidade para a constituição de um cuidado adequado e integral em saúde”, finaliza.

Informações sobre o curso de Psicologia da

Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

| IDNews® | Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *