Alunos de Educação Física da Uniara vivenciam teoria e prática da capoeira
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Atividades fizeram parte da disciplina “Teoria e Prática da Dança e do Folclore Brasileiro”, ministrada pela docente Renata Goulart Pestana
Recentemente, alunos do primeiro ano do curso de Educação Física da Universidade de Araraquara – Uniara participaram de uma vivência de capoeira, com aula teórica e uma prática. A atividade, desenvolvida pelo professor Rodrigo Canela, fez parte da disciplina “Teoria e Prática da Dança e do Folclore Brasileiro”, ministrada pela docente da graduação, Renata Goulart Pestana.
“Nessa última quinzena, os primeiranistas tiveram a oportunidade de conhecer um pouquinho do maravilhoso universo da capoeira, manifestação genuína e parte importante de nossa cultura brasileira. O professor Rodrigo Canela mais uma vez os presenteou com conteúdo teórico e vivências práticas de capoeira e maculelê. Os alunos gostam muito e participam com alegria e bastante empolgação”, relata Pestana.
Ela conta que, todo ano, dentro de sua disciplina, convida Canela para ministrar as atividades. “Ele é professor de capoeira, formado em educação física e especialista em fisiologia do exercício. É um profissional de excelência, muito competente. A aula teórica foi realizada no dia 31 de agosto, na unidade II da Uniara, com slides, estudos sobre os instrumentos, musicalização da capoeira – o que ela aborda, seu surgimento -, dados históricos, os mestres principais dessa arte, desse jogo e dessa luta – a capoeira é tudo isso”, destaca.
Já no dia 6 de setembro, foi a vez da vivência prática. “Foi realizada no ginásio do Colégio Externato Santa Terezinha, com roda de capoeira, introdução à ginga, que é o movimento básico, alguns golpes básicos, vivência musical, letras das cantigas, experimentação do berimbau, do atabaque e agogô, com os instrumentos que são base da roda e, depois, o maculelê, que tem os dois bastões, que podem ser chamados de grimas de madeira, e a origem lendária – uma ou mais origens do maculelê, sendo que tudo isso faz parte do folclore”, finaliza Pestana.
Informações sobre o curso de Educação Física da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® |Brasil | Assessoria de Imprensa Uniara|