Alunos de Enfermagem da Uniara participam de treinamento de habilidades em cenário realístico
Atividade foi realizada Laboratório de Simulação Realística da universidade
Alunos do terceiro ano do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades profissionais em um cenário realístico. O treinamento foi realizado na quarta-feira, dia 6 de novembro, nos períodos da manhã e tarde, no Laboratório de Simulação Realística, localizado no Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo – NITE da universidade. A atividade faz parte do desenvolvimento de competências de Ensino Clínico, que engloba diversas disciplinas da graduação e foi ministrada pelas docentes Amanda dos Santos Oliveira, Ângela Aparecida Costa, Aline Natália Domingues, Carlene Souza Silva Manzini, Lucilei Cristina Chiodi, Maira Gabriela Perego e Patrícia Cristina Urbano.
Amanda, representando as docentes, explica que a habilidade treinada foi “a identificação de um cliente hospitalizado com necessidade humana básica de oxigenação alterada”. “No laboratório de prática o aluno pode desenvolver a habilidade de identificar alteração de oxigenação e presença de secreções nas vias aéreas durante avaliação do paciente, que contempla a primeira etapa do processo de enfermagem”, conta.
“Nesse treino o aluno do terceiro período desenvolve também a habilidade de ausculta pulmonar e avaliação de sinais e sintomas e, por fim, pratica a técnica simulada de aspiração simples de vias aéreas fisiológica e em via aérea artificial – cânula de traqueostomia e tubo orotraqueal. Na sequência, os alunos participam de uma simulação de caso clínico, em que precisam atender um cliente com necessidade de aspiração de vias aéreas, no qual ele precisa realizar a intervenção como conduta após avaliação do caso proposto para o cenário. A avaliação é uma etapa privativa do enfermeiro e, nessa oportunidade, os alunos são preparados para o cenário profissional”, ressalta ela.
A coordenadora do Laboratório de Simulação Realística, Viviane Ferreira, destaca que “foi fundamental as aulas práticas dos alunos do curso de Enfermagem no Laboratório, pois é um local apropriado para que simulem os procedimentos técnicos nos simuladores de média e alta fidelidade, procedimentos esses que são de responsabilidade do enfermeiro em suas atividades laborais futuramente”.
Informações sobre o curso de Enfermagem da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews®| Brasil |Beto Fortunato |Via Assessoria de Imprensa | CMA