Araraquara

Alunos de Jogos Digitais da Uniara desenvolvem game de plataforma 2D como projeto experimental


Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81

Alunos de Jogos Digitais da Uniara desenvolvem game de plataforma 2D como projeto experimental
Jogo de percurso e desafios foi orientado pelo professor Daniel dos Santos Robledo

7:20 | Assessoria de Imprensa Uniara | 2018JUN16 

Os alunos do curso de Jogos Digitais da Universidade de Araraquara – Uniara, Nicolas da Silva e Julia Maria Racy Lopes, fazem parte da primeira turma da graduação que irá se formar, em junho, e como trabalho final, desenvolveram o game “Revanche Troll” para computador, orientados pelo professor Daniel dos Santos Robledo.

“‘Revanche Troll’ consiste em um jogo 2D, no estilo plataforma, no qual o jogador deve derrotar inimigos pelo percurso e avançar por todo cenário, que vai apresentar desafios, como armadilhas espalhadas pelas fases. Ele tem, em sua mecânica, algo simples, e é voltado ao público mais jovem”, descreve a dupla, detalhando que o game conta com um estilo de arte cartoonizado, “com cores alegres que ajudam a chamar atenção do jogador, com uma história completamente diferente, que foge dos padrões de jogos de RPG aos quais estamos acostumados”.

O desenvolvimento não foi complicado, de acordo com os estudantes. “Utilizamos elementos vistos nos anos anteriores do curso e até alguns aspectos do projeto com jogos que foram feitos para a Feira dos Cursos – FEC, realizada em 2017, na Uniara. A maior dificuldade em todo o projeto foi encontrar meios de decidir o banco de dados, para que fosse possível salvar o progresso do jogador, de modo que, quando retornasse mais tarde, não tivesse que começar da primeira fase novamente. Outro aspecto que se mostrou difícil foi criar animações boas para o personagem e para os inimigos que aparecem no decorrer da aventura”, revelam.

A finalidade, segundo Silva e Julia, é garantir um entretenimento leve ao usuário. “A ideia é que as pessoas possam se divertir com um conteúdo simples e engraçado. ‘Revanche Troll’ foi criado para ser divertido e para funcionar como um alívio para as pessoas que vivem correndo e preocupadas com seus afazeres do dia a dia”, dizem.

O professor responsável pela disciplina “Projeto Experimental”, Diogo Augusto Gonçalves, comenta que, no quarto semestre do curso, os alunos desenvolvem um pré-projeto, “que é o embrião do que será o game e, no quinto e último semestre, produzem, de fato, o jogo”. “Cada grupo tem como base tudo o que aprendeu ao longo da graduação. É possível analisar o potencial dos estudantes e ver como, em um período de cinco semestres, desenvolvem um jogo completo e as ideias para diferentes plataformas. Alguns estão fazendo jogos para celular, outros para web e também para consoles, conforme o campo para o qual desejam se direcionar”, explica.

Para Silva e Julia, o mercado de jogos é muito grande atualmente, “e ser graduado em algo novo na região é realmente muito gratificante”. “Pudemos ver cada estágio, compreender mais sobre como são as fases de pré e pós-produção, e constatar que criar um jogo não é tão simples assim, visto que temos que lidar com programação e a arte que vai ser utilizada, além de conhecer e entender o público-alvo. Um produtor de jogos deve não pensar como um jogador, mas como algo que vai muito além disso, para que esteja preparado para lidar com qualquer escolha feita em seu game. O curso é ótimo, com excelentes professores, e importante para compreender e ter a certeza de como é ser um produtor de jogos digitais”, afirmam.

Segundo o coordenador do curso, Juliano Marcello, a intenção é, futuramente, disponibilizar os games desenvolvidos como projetos experimentais na página da graduação.

Primeira turma

“Sendo da primeira turma que está terminando a graduação, sentimo-nos honrados quando olhamos para trás e vemos cada parte da história que a classe começou a escrever em toda a Uniara e em toda a região de Araraquara. Somos os pioneiros de algo grandioso, que é atrativo para muitas pessoas”, comentam Silva e Julia.

Na opinião de Gonçalves, “isso é muito importante não somente para o curso, mas para a instituição, como uma forma de divulgar esse primeiro estágio de evolução, além de proporcionar o incentivo aos estudantes dos outros semestres”.

Mais informações sobre o curso de Jogos Digitais da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *