Educação & Cultura

Alunos de Medicina da Uniara fazem performance teatral abordando o SUS

Atividade foi realizada nesta quinta, dia 13, na unidade I da universidade


Com uma performance teatral, nesta quinta-feira, dia 13 de junho, estudantes do curso de Medicina da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveram uma atividade na qual abordaram o Sistema Único de Saúde – SUS, no auditório principal da unidade I da instituição.

“Por meio da dramatização, uma técnica de ensino-aprendizagem ativa e extremamente dinâmica, os alunos do primeiro módulo nos ensinaram preciosas lições sobre os princípios éticos e operacionais do SUS, esse organismo vivo que acolhe, entende, humaniza e produz o cuidado, a saúde e a prevenção de doenças”, explica a coordenadora do curso, Cynthia Arruda Mauro Piratelli.

Ela conta que ficou orgulhosa com a apresentação. “Os alunos entraram em cena com ares de peça teatral, com direito a música e ambiência viva, e dramatizaram o atendimento realístico de uma unidade básica de saúde tradicional, o Jardim das Flores, inadequada porque não desenvolve a humanização e não executa os princípios de equidade, integralidade, universalidade e resolubilidade do SUS nos atendimentos à população, e depois, na ótica dos estudantes, uma realidade oposta, perfeita e ideal, onde o atendimento é centrado no paciente e existe a verdadeira medicina sendo posta em prática”, relata a docente.

A atividade, de acordo com Piratelli, faz parte do conjunto de avaliações do Programa de Aprendizagem em Saúde e Sociedade do curso, “que transversaliza o aprendizado em saúde pública entre a universidade e os serviços, coordenados pelo querido professor Walter Manso Figueiredo e toda sua equipe ‘SUS real’”, finaliza a coordenadora.

| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|

Beto Fortunato

Jornalista - Diretor de TV - Editor -Cinegrafista - MTB: 44493-SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *