Alunos de Psicologia da Uniara desenvolvem projeto para crianças aprenderem matemática de forma lúdica
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Atividade faz parte da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto
EDUCAÇÃO & CULTURA, “A bag foi pensada com materiais de médio a baixo custo, acessíveis para os professores principalmente das escolas públicas.
Um grupo de alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara desenvolveu o projeto Bag Matemática, para ser usado com crianças do ensino fundamental. A atividade faz parte da disciplina de Gestão de Projetos, ministrada pela professora Grace Lis Proença Meirelles Barreto Porto.
Os integrantes do grupo são os primeiranistas Adriana Clélia Martins Justino, Cláudio Luis Piratelli e Raquel Baraldi Santarelo Lucas, e as quintanistas Adriely Gomes da Silva, Isabela dos Santos Rodrigues, Leonora Cordeiro de Oliveira, Lidiane de Godoy Morgado e Luma Chaud.
“A bag foi pensada com materiais de médio a baixo custo, acessíveis para os professores principalmente das escolas públicas. Não é a criação de materiais didáticos, mas apenas uma organização desses materiais porque é uma necessidade que sinto enquanto professora. São jogos matemáticos como dominó de divisão, dominó de subtração, lotomania envolvendo adição e subtração e discos de fração, por meio dos quais as crianças podem entender aquilo que é o inteiro e a metade, por exemplo”, explica Lucas, que leciona em escola pública.
Ela acrescenta que também há materiais do cotidiano, como copo medidor, xícara medidora, colher, fita métrica, trena, balança de cozinha e outros que a família da criança pode ter em casa. “Fica melhor para aprender ao medir, na sala de aula, o volume e a massa, que são conceitos de ciência, então já temos a interdisciplinaridade dos conteúdos de uma forma lúdica”, completa a estudante, mencionando que a Bag Matemática pode ser usada do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.
A Bag Matemática ajuda “nesse sentido de tornar essa aprendizagem mais lúdica e divertida, e traz segurança para a criança”. “Entrevistamos algumas delas, que disseram que, quando usam esses ‘brinquedos’, não erram na matemática. Então traz autoestima de que podem errar e tentar novamente, e que vão acertar à medida em que vão praticando e desenvolvendo essas habilidades”, aponta Lucas.
Piratelli destaca a praticidade da Bag Matemática. “O professor pode carregá-la, por exemplo, para fora da sala de aula. Tem a facilidade de transporte e de se compartilhar com outro docente. Também é interessante que, para esses jogos, não se faz uso de celular, visto que as crianças só querem saber de tecnologia. Então, resgata-se a questão lúdica do aprendizado no jogo, sem uso da tecnologia, e mostra-se a utilidade do conhecimento adquirido, e aí, a assimilação é muito maior”, ressalta.
Para a professora Porto, “a ideia de ensinar matemática de forma lúdica por meio de jogos é excelente para envolver as crianças e tornar o aprendizado mais divertido”. “No plano de ensino da disciplina de Gestão de Projetos, foi proposto que os alunos realizassem projetos reais para permitirem que ganhem experiência prática na aplicação dos conceitos e de técnicas aprendidos em sala de aula. Para isso, foi feito um exercício para que chegassem a um tema. Foi proposta uma escolha cuidadosa do cliente e a obtenção de um documento escrito por ele, que garantem a validade e a autenticidade do projeto”, detalha a docente.
A comunicação clara e eficiente com o cliente, de acordo com ela, é crucial para entender suas necessidades e expectativas, e garantir que o projeto atenda a essas expectativas. “Também é importante lembrar que a avaliação do projeto será feita pela universidade de maneira técnica, portanto, o foco deve ser em fornecer um trabalho bem estruturado e de qualidade, seguindo as diretrizes estabelecidas”, aponta.
A coordenadora do curso de Psicologia, Simoni de Cássia Haddad Penteado, conta que a graduação adota, desde 2021, as metodologias ativas no processo ensino-aprendizagem. “Nessa proposta, tem foco a Aprendizagem Baseada em Projetos – ABP, que já está implantada em várias disciplinas do curso, e em outros do Departamento de Ciências Humanas e Sociais, de forma curricular. Assim, desde a primeira série, nas disciplinas de Empreendedorismo, Meio Ambiente, Sustentabilidade de Vida e Gestão de Projetos, os alunos são convidados a desenvolverem projetos de extensão para diferentes setores da sociedade”, explica.
A ABP, segundo a docente, vem se destacando como uma metodologia inovadora na formação de diversos profissionais, “e torna-se fundamental na formação de profissionais da Psicologia no mundo atual”. “Aliar essa proposta a projetos de extensão desde a primeira série tem um duplo sentido e importância: a universidade compartilha com a comunidade seus conhecimentos, por meio dos projetos desenvolvidos pelos alunos, e eles ganham em sua formação por meio do contato direto com a realidade social na qual estão inseridos”, diz.
A abordagem prática e contextualizada estimula o desenvolvimento de habilidades fundamentais, como pensamento crítico, resolução de problemas, trabalho em equipe e autonomia, de acordo com a professora. “Os alunos aplicam, assim, os conhecimentos teóricos em situações reais, fortalecendo sua preparação para os desafios da prática profissional. Além disso, a ABP fomenta a interdisciplinaridade, o que permite que os futuros profissionais integrem diferentes áreas do conhecimento em sua formação, adquirindo uma visão mais ampla e aprofundada sobre os vários aspectos que envolvem o comportamento humano”, destaca.
A coordenadora coloca também que a formação se torna mais completa e efetiva, “preparando-os para atuar de forma qualificada e inovadora na sociedade”. “A Uniara tem fomentado essa tendência, capacitando seus docentes e reconhecendo o potencial transformador da ABP. Ao se adotar essa metodologia inovadora, a formação se organiza de forma dinâmica e alinhada com as demandas atuais da área”, finaliza Penteado.
Informações sobre o curso de Psicologia da universidade podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|