Alunos de Psicologia da Uniara desenvolvem trabalho sobre ausência de suporte psicológico na transição de gênero
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Estudo foi realizado na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz
Os alunos do curso de Psicologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Abner Araújo de Oliveira, Ana Júlia Elisa Magolo Luglio, Ana Julia Bocchi, Lívia de Moura Mendonça, Lucas Vinicius Emiliano, Rafaela Velloso Simão e Sâmela Baptista de Souza, desenvolveram o trabalho “Ausência de suporte psicológico na transição de gênero” na disciplina de Tópicos de Pesquisa Científica, ministrada pela professora Solange Luiz.
“O tema do projeto foi escolhido com o intuito de dar visibilidade a uma parte da população brasileira que, por muitas vezes, se encontra excluída, trazendo para o debate a expressa necessidade do suporte psicológico para essas pessoas em processo de transição. O trabalho conceituou termos como transição de gênero, gênero, sexo, sexo psicossocial e transexualidade, além de tratar sobre como os indivíduos transexuais se identificam e se reconhecem, em seus aspectos biológicos, emocionais e psicológicos”, explicam Oliveira e Souza, em nome do grupo.
Eles contam que, ao fim do projeto, “percebemos que a falta de um bom acompanhamento psicológico e psiquiátrico a uma pessoa nesse processo de transição, junto de toda a pressão social e familiar, resulta em grandes taxas de depressão, levando, em alguns casos, ao suicídio”. “Além de tudo isso, o Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo há treze anos consecutivos e, ainda, a expectativa de vida para esses indivíduos no território brasileiro é de apenas 27 anos. E é por isso que existe a necessidade de projetos visando a esse debate”, salientam.
Desenvolver uma pesquisa sobre a ausência de suporte durante a transição de gênero “nos fez perceber a necessidade gritante de assegurar um apoio psicológico e, consequentemente, familiar e social durante esse processo, e como é importante dar visibilidade a esse assunto”. “Além do aprendizado técnico sobre normas, regras e didática durante a elaboração de uma pesquisa científica, esse projeto também permitiu que mergulhássemos em uma área da psicologia até então desconhecida por nós, e com importância fundamental”, ressaltam os estudantes.
Todas as partes do trabalho foram realizadas de forma conjunta, “o que colaborou para o desenvolvimento intelectual, pessoal e também do grupo como um todo”. “Gostaríamos de agradecer e mencionar o excelente trabalho realizado pela professora Solange, que nos auxiliou muito durante toda a realização da pesquisa”, declaram Oliveira e Souza.
Luiz, por sua vez, coloca que a disciplina ministrada “foi importante para o desenvolvimento das capacidades do aluno para aprofundar os conhecimentos na elaboração de projeto de pesquisa científica”. “De forma extremamente produtiva e dinâmica, por meio das orientações dos grupos, as construções de temáticas atuais e relevantes foram surgindo e, assim, proporcionaram aos estudantes uma experiência inovadora em aprendizado com pesquisas em levantamentos de dados e buscas em referências bibliográficas”, detalha a docente.
Ela conta que “foi gratificante ter ministrado essa disciplina, pois isso gerou um aprofundamento dos conhecimentos em vários âmbitos”. “Outro fator foi a contribuição para o amadurecimento e para a capacidade intelectual do aluno em questionar e ter curiosidade para solucionar e discutir os problemas apresentados”, finaliza.
Informações sobre o curso de Psicologia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|