Atiradores do TG participam de formação de Agentes Multiplicadores em prevenção ao uso de drogas
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
Atiradores do TG participam de formação de Agentes Multiplicadores em prevenção ao uso de drogas
“A proposta tem por objetivo orientar e conscientizar os atiradores, quanto aos riscos e prejuízos do uso de drogas, de…
8:45 |A2 Comunicação - Assessoria de Imprensa |2018ABR10
Foi realizada no sábado (6), na sede do Tiro de Guerra (TG) de Araraquara, intervenção voltada à prevenção ao uso nocivo de drogas licitas e ilícitas para os 100 jovens atiradores da unidade. A formação ocorreu a pedido do comando local, em parceria com o professor Marcio Servino, que é Conselheiro Tutelar, Especialista em Dependência Química e membro da LIGA da Prevenção ao uso de drogas de Araraquara.
“A proposta tem por objetivo orientar e conscientizar os atiradores, quanto aos riscos e prejuízos do uso de drogas, de forma que estes jovens possam usar o treinamento em suas ações e no seu dia a dia”, explicou o Subtenente Cleitor de Almeida Paiva.
Durante os 12 meses no TG os atiradores passam por varias capacitações em diversas áreas e temáticas especificas. “Esses jovens têm sonhos e futuro promissor; eles estão propensos em atuar como agentes da área militar e segurança pública, por isso, a importância deste conhecimento adquirido, que será usado por toda sua vida e carreira”, enfatizou o Especialista. “Os atiradores aprenderam sobre os efeitos nocivos, neurológicos e físicos. Além disso, sobre os problemas do uso de drogas, em especial, álcool, tabaco, maconha e drogas sintéticas que têm crescido muito entre os jovens e adolescentes.”
O método
Os atiradores puderam assistir a vídeos evidenciando a forma de uso de drogas, identificação de usuários, além da composição química e o processo da fabricação de drogas, como, cocaína, crack e o LSD – popularmente chamado de doce.
“A abordagem foi feita de forma clara e objetiva, com o uso de linguagem popular e didática, adequada aos jovens”, disse Servino. A questão do risco de outras substâncias foi outro tema abordado, entre elas o uso de energético, derivados do tabaco, como, Narguile e cigarro eletrônico, bem como medicamentos e anabolizantes. A temática da prevenção sobre doenças sexualmente transmissíveis, também foi discutida.
Marcio Servino afirma que esta foi a sua 4º passagem pelo Tiro de Guerra de Araraquara, nos ultimo quatro anos. Entretanto, está foi uma oportunidade diferente, com objetivo ampliado. “Foi uma capacitação que ultrapassou a temática das drogas para que transformássemos os jovens, agentes multiplicadores na prevenção ao uso”, finalizou o Especialista.