Biotecnologia da Uniara integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Polissacarídeos
Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /usr/storage/domains/i/idnews.com.br/www/wp-content/plugins/wp-social-sharing/includes/class-public.php on line 81
PPBG da universidade está envolvido por meio do BioPolMat e da linha de pesquisa de Inovação
EDUCAÇÃO – BIOTECNOLOGIA
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara integra o recém-criado Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Polissacarídeos – INCT/Polissacarídeos, juntamente com outras catorze instituições.
“Foram formados vários núcleos, e estamos envolvidos por meio do Grupo de Pesquisa em BioPolímeros e Biomateriais – BioPolMat, mas o PPGB-MRQM também está envolvido por meio do professor Ricardo Bonotto. E no nosso núcleo, ainda temos o professor José Eduardo Marcondes, que é do Instituto Biológico de Campinas”, conta o líder do BioPolMat, Hernane da Silva Barud.
Ele explica que os INCTs visam a formar grupos no Brasil para poderem trabalhar juntos em projeto em comum que seja transversal. “O INCT/Polissacarídeos é um centro de excelência coordenado pelo professor Edvani Curti Muniz, da Universidade Federal do Piauí – UFPI, envolvendo instituições nacionais e parceiros internacionais. Não tem uma localização específica, fica espalhado nacionalmente”, detalha.
Quanto aos polissacarídeos, o docente explica que são polímeros ou macromoléculas oriundos de fontes naturais, como celulose e amido. “Nossa parte envolve microrganismos, polímeros e derivados para controle biológico de pragas, juntamente com o professor José Eduardo, e na área de aplicações médicas de polissacarídeos. Por exemplo, entramos com ácido hialurônico, celulose bacteriana e outros biopolímeros. E também vamos cuidar da parte de empreendedorismo e transferência de tecnologia, uma vez que é uma das expertises do professor Ricardo Bonotto”, salienta Barud.
Bonotto, por sua vez, menciona que sua participação no INCT/Polissacarídeos será pela linha de pesquisa “Gestão da Inovação e Empreendedorismo em Biotecnologia”. “A ideia é trazer atividades mais práticas, tentando formar startups e empresas inovadoras a partir desses projetos que estarão vinculados ao INCT”, finaliza.
| IDNews® | Beto Fortunato | Via Assessoria de Imprensa Uniara|